INTORDUÇÃO
Este artigo apresenta a expansão histórica da profissão de Secretariado Executivo e reflete sobre a expansão dos cursos de Secretariado Executivo no Brasil e focaliza a investigação em uma Instituição de Ensino Superior Particular do sul de Mato Grosso, onde acompanha o avanço do curso e identifica o perfil do aluno que optou por ingressar neste curso no ano de 2004 sob os seguintes aspectos: perfil socioeconômico, motivos e expectativas, perspectivas do mercado de trabalho e ações que a Instituição de Ensino Superior devem adotar para preparar os alunos ao mercado de trabalho. Os resultados indicam que apesar de todas as dificuldades relacionadas à renda própria e familiar; ao acesso à Internet; ao trabalho durante o dia e estudo à noite, os alunos estão confiantes em relação a seu futuro profissional e conscientes que o sucesso profissional depende, exclusivamente, deles mesmos. Ao final, tendo em vista o contexto apresentado são recomendadas algumas ações de marketing para Instituições de Ensino Superior Particular (IES-P) e a implementação de novos estudos nesta área temática.
DESENVOLVIMENTO
A Origem de Secretariado no Mundo Actual
Secretariado é o conjunto de assessores diretos de uma determinada pessoa que ocupa um cargo de grande importância e complexidade em uma administração pública ou privada.
O profissional de Secretariado Executivo Bilingue é gerenciador de informações e serviços, assessor qualificado, fluente em dois idiomas, hábil comunicador, conhecedor de informática avançada, organizado, ativo e discreto.
Administração pública é, em sentido pratico ou subjectivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivaspúblicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações.
Uma pessoa empregada na administração pública diz-se servidor público oufuncionário público.
EM 1969
História e origem da profissão de Secretária
Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas.
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina bastante atuante na área, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo. Se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já pega um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Nas décadas de 60 e 70 houve a expansão da profissão, mas somente a partir dos anos 80 a categoria conseguiu, por meio de muita luta, a regulamentação da profissão, com a assinatura da lei nº 7.377, de 30/09/1985.
Com a regulamentação a classe ganhou força, surgindo os sindicatos das secretárias.
Em 1988 foi criada a Fenassec - Federação Nacional de Secretárias e Secretários em Curitiba, Paraná.
Em 7 de julho de 1989 é publicado o Código de Ética Profissional, criado pela União dos Sindicatos.
Origem da palavra Secretária
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes termos:
Secretarium - lugar retirado;
Secretum - lugar retirado, retiro;
Secreta - particular, segredo.
Com o tempo, ocorreram mudanças tanto no significado como na grafia desses termos, surgindo, assim, Secretária.
Nomenclatura
O estudo da nomenclatura prospera do sentido de inserir a origem e fundamentos dos termos no contexto do direito na esfera da administração pública. São indicadas por Oswaldo Aranha Bandeira de Mello duas versões para a origem do vocábulo administração. A primeira é que esta vem de ad (preposição) mais ministro, as, are (verbo), que significa servir, executar; já a segunda indica que, vem dead manus trahere, que envolve idéia de direção ou gestão. Nas duas hipóteses, há o sentido de relação de subordinação, de hierarquia. O mesmo autor demonstra que a palavra administrar significa não só prestar serviço, executá-lo, como, outrossim, dirigir, governar, exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado útil; e que até, em sentido vulgar, administrar quer dizer traçar programa de ação e executá-lo.
Definição
A administração pública, segundo o autor, pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.
Sob o aspecto operacional, administração pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da coletividade.
A administração pública pode ser direta, quando composta pelos entes federados (União, Estados, Municípios e DF), ou indireta, quando composta por entidades autárquicas, fundacionais e paraestatais.
Administração Pública tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
A administração pública é conceituada com base em dois aspectos: objetivo (também chamado material ou funcional) e subjetivo (também chamado formal ou orgânico).
Segundo ensina Maria Sylvia Zanella Di Pietro o conceito de administração pública divide-se em dois sentidos: "Em sentido objetivo, material ou funcional, a administração pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico de direito público, para a consecução dos interesses coletivos. Em sentido subjetivo, formal ou orgânico, pode-se definir Administração Pública, como sendo o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado".
Em sentido objetivo é a atividade administrativa executada pelo Estado, por seus órgãos e agente, com base em sua função administrativa. É a gestão dos interesses públicos, por meio de prestação de serviços públicos. É a administração da coisa pública (res publica).
Já no sentido subjetivo é o conjunto de agentes, órgãos e entidades designados para executar atividades administrativas.
Assim, administração pública em sentido material é administrar os interesses da coletividade e em sentido formal é o conjunto de entidade, órgãos e agentes que executam a função administrativa do Estado.
As atividades estritamente administrativas devem ser exercidas pelo próprio Estado ou por seus agentes.
História da profissão de Secretariado
Nos remotos dias de Alexandre Magno, um secretário era "realmente" um secretário. Para levar a cabo este encargo, em 300 a.C., você passaria a noite em claro, entalhando uma tabuinha de cera com a espátula e todo o dia seguinte retalhando o inimigo com uma espada. Esta era uma posição de prestígio - porém perigosa - e, Alexandre Magno, unicamente em sua campanha da Ásia, perdeu 43 Secretários.
Quando o Império Romano atingiu o seu ápice, os Secretários trocaram as suas espadas pelos deveres de simples escribas. Porém os Secretários, em sua maioria, eram escravos e suas condições de trabalho estavam longe de ser as ideais. Na Idade Média viram-se os secretários novamente obrigados a lidar tanto com a espada como com a pena. No entanto um grupo de escribas começou a combater astuciosamente este sistema, adotando o hábito de monges. Assim sendo, em meados do século XIV, 70% da classe Secretarial originava-se dos monastérios, fato este nada surpreendente, pois naquela época os Secretários eram todos homens.
As mulheres só surgiram no cenário como Secretárias, quando Napoleão Bonaparte levou uma a fim de registrar os detalhes das batalhas, a cada uma de suas campanhas. Contudo, Josefina, mais do que depressa, objetou e, finalmente, Napoleão contratou um homem quando de sua fatal invasão a Rússia.
Foi o comércio americano que recebeu o primeiro ataque da Secretária. Em 1877, a primeira dentre esta nova raça, entrou timidamente num escritório de Nova Iorque e orgulhosamente anunciou ser ela a nova Secretária do Executivo. O homem explodiu, blasfemou, indagando o que estava acontecendo ao mundo e já se inclinava para pegar o telefone e contratar um homem. Deu-se, então o primeiro passo para a emancipação feminina.
A jovem rompeu em prantos. Seu executivo cedeu e a primeira mulher Secretária americana levou os louros do dia.
Por volta de 1902, havia cerca de 50.000 Secretárias mulheres e isto provocou uma série de alterações nos escritórios. O relegado lavatório brilhava, o tão inestético cuspidor desapareceu misteriosamente, surgiram cortinas nas janelas e muitas foram as blasfêmias engolidas pelos Executivos enrubescidos. Por todo país as mulheres invadiram os escritórios e fincaram seus pés nas posições conquistadas.
O dia 30 de setembro foi escolhido como o dia da secretária, em homenagem a Lílian Sholes, nascida nesse dia no ano de 1850, filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever. Lílian testou o invento do pai e foi a primeira mulher a escrever numa máquina em público.
Não há registros históricos que precisem uma data para o surgimento da profissão de secretário, mas estima-se ter sido no Egito 500 anos a.C. Os escribas, homens que dominavam a escrita, faziam contas, classificavam arquivos, redigiam ordens, podem ser considerados os antecessores do secretário.
A palavra secretária tem origem no latim e deriva dos termos secretarium - lugar retirado, conselho privado; secreta - particular, segredo.
Nos tempos bíblicos, vemos profetas no Velho Testamento como também o apóstolo Paulo no Novo Testamento, sendo assessorados por secretários, encarregados de registrarem as mensagens divinas. Na história recente da igreja, Ellen White também contava com o fiel trabalho de suas secretárias.
Durante a Idade Média, a função de secretário praticamente desapareceu face às condições políticas, econômicas e sociais. A função então passa a ser exercida, em parte, pelos monges nos mosteiros, que na realidade eram apenas copistas.
Com o ressurgir do comércio na Idade Moderna, a função reaparece na Europa e Estados Unidos, passando a ser exercida pela mulher, a partir das duas grandes guerra mundiais, devido à escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha.
No Brasil, a mulher começou a atuar como secretária a partir dos anos 50, com a chegada das multinacionais. Nos anos 60 a profissão ganha status com a valorização por parte dos empresários brasileiros. Na década de 70, a secretária se torna membro ativo na gerência, e na década de 80, assessora.
Em 1969 é surge o primeiro curso superior de Secretariado Executivo na Universidade Federal da Bahia e, em 1985 a profissão é regulamentada com a assinatura da lei nº 7377 pelo Presidente José Sarney e a criação da Federação Nacional de Secretários em Curitiba.
A partir do século XXI exige-se da secretária o domínio da tecnologia, empreendedorismo, gerenciamento de tarefas diversificadas, capacidade de trabalhar com equipe multiprofissional com ênfase no relacionamento interpessoal. E eu acrescento, é necessário, o espírito de Cristo, espírito de serviço e amor ao próximo. '
Conclusões
Depois de uma breve investigação sobre a Origem de Secretariado no mundo actual conclui que;
Pode-se verificar, nesse estudo, que é bastante promissor o incremento do Curso de Secretariado, seja pelo interesse dos alunos ou pelo interesse das empresas locais, entretanto, é importante averiguar ainda mais esta tendência com análises de mercado envolvendo outras. Independentemente desta ação, para que o incremento na região se consolide é importante reforçar uma imagem que retrate as qualificações e habilidades do egresso do Curso de Secretariado junto à comunidade empresarial.
C. of .B Music Records ou Circulo de Negociações; é uma produtora de musica e realização de vídeos clip localizada em Luanda/Angola - Katinton (Subúrbio) Info: +244 946930303 / 914772665 Central line. Promove Projecto Mix Tape Kaicha com Koizas
Postagens populares
-
INTRODUÇÃO O estudo de problemas fundamentais relacionados à existência , ao conhecimento , à verdade , aos valores morais e es...
-
INTRODUÇÃO Electrostática é o ramo da electricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas eléctricas em ...
Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho
Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.
atenciosamente;
The Question
Luanda Angola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário