INTRODUÇÃO
As cores que normalmente encontramos no Arco-iris são: Vermelho,
Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta...esta é a Paleta da Natureza.
Tradicionalmente
por conveniência e para efeitos de estudo, estas cores são organizadas num
círculo de 6 cores (excluindo o Índigo) denominado "Circulo
Cromático" disco ou roda das cores.
DESENVOLVIMENTO
Circulo
Cromático
O disco cromático não é um instrumento
científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria
das cores e geralmente usado para estudar as cores-pigmento.
Independentemente dos atributos físicos
das tintas, é necessário conhecer as propriedades das cores de forma a podermos
resolver e fazer a melhor a escolha e mistura das cores à hora de pintar.
Neste círculo cromático podemos diferenciar claramente as
denominadas cores primarias, cores secundarias, valores e complementares.
Trata-se de uma representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do
espectro visível pelo olho humano.
Círculo cromático
A cor pode ser representada utilizando um
círculo cromático. Um círculo de cor é uma maneira de representar o espectro
visível de forma circular. As cores são arrumadas em seqüência em uma
circunferência na ordem da frequência espectral.
Combinação de cores
Os artistas, designers e arquitectos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar[1] para
geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação,
um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos
percentagens de cores proporcionais e relacionadas.
Cultura e influência
Culturas distintas podem ter diferentes
significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano,
pelos nazis e comunistas.
Usualmente é também a cor predominanteutilizada em redes de
alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
A COR,
elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância
sobretudo nas Artes Visuais.
Na Pintura, Escultura, Arquitectura,
Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é
geradora de emoções e sensações.
A cor tem vida em si mesma e sempre
atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas
harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, evolução do
gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.
Através da teoria da cor, do uso de
várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser
ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo
o mundo extraordinário da "HARMONIA DAS CORES" e passar a exprimir-se
com maior segurança através do cromatismo. Entre tudo cores que combinam
ex.rosa e magenta, azul celeste, etc…
Cores Primárias
A teoria das cores diz que por meio de
cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são
Vermelho(Red), Verde(Green) e Azul(Blue) para cor luz (RGB) e Ciano, Magenta, Amarelo, e Preto para
cor pigmento (CMYK).
No sistema de cor pigmento, as cores primárias são magenta,
amarelo e ciano. As cores secundárias são produzidas pelas seguintes misturas:
§
magenta
+ amarelo = Roxo
§
amarelo
+ ciano = verde
§
ciano
+ magenta = azul roxo (ou violeta)
Segundo a teoria colocada pelos seus alunos:
§
amarelo
+ azul = verde
Essa mistura não pode produzir o verde
secundário. Por quê? Ora, se o azul é a mistura de ciano com magenta, ao se
misturar com o amarelo irá produzir uma cor terciária.
§
azul
+ vermelho = violeta
Essa mistura jamais irá produzir o
violeta. O vermelho é a mistura entre magenta e amarelo. Logo, o vermelho
misturado ao azul produz, também uma cor terciária.
§
vermelho
+ amarelo = laranja
Neste caso, obviamente, se acrescentarmos
o amarelo ao vermelho teremos o laranja, porque, na Verdade, seria a mistura
entre magenta e amarelo, só que a quantidade de amarelo é superior ao de
magenta.
Sugiro que a teoria da cor, uma das
disciplinas fundamentais na formação deste curso, seja revisada, pois o magenta
- cor fundamental na produção de tintas - foi completamente desprezado. Sugiro
também, para que minhas afirmações sejam comprovadas, que se façam experiências
com misturas de cores. Assim será possível visualizar com mais autenticidade o
resultado dessas misturas.
Ainda no século XX o magenta foi
descoberto, mudando definitivamente a teoria anterior (descoberta por Newton),
portanto, não podendo ser ignorada nos dias de hoje.
Ao se misturar duas cores primárias
obter-se-á uma cor secundária ou binária:
Cor
luz
§
Verde
+ Azul = Ciano
§
Azul
+ Vermelho = Magenta
§
Vermelho
+ Verde = Amarelo
Cor
pigmento
§
Amarelo
+ Azul = Verde
§
Azul
+ Vermelho = Violeta
§
Vermelho
+ Amarelo = Laranja
Segundo Itten,
a harmonia das cores deve estar relacionado com o equilíbrio e a simetria de porções, e a sua utilização deverá ser feita como uma
lei objectiva.
A procura de uma harmonia na utilização das cores
deve ser um objectivo de trabalho para qualquer profissional que utilize a cor.
O conhecimento das leis que proporcionam uma
harmonia cromática pode ajudar-nos a encontrar o equilíbrio na cor, como também
a ultrapassar os seus limites por forma a atingir uma maior qualidade
expressiva.
A harmonia cromática pode ser conseguida quando o
conjunto de cores utilizadas completa o espectro, ou seja, quando se utiliza
dois grupos de cores que são complementares.
Se consideramos um círculo cromático de 24 cores,
e considerarmos duas no mesmo diâmetro, quaisquer que sejam, são cores
harmónicas, também designadas por parelhas cromáticas (fig.1).
Figura 1 –
Círculo cromático de Ostwald, determinação de pares harmónicos
Também poderemos considerar cores harmónicas as cores situadas nos vértices de um triângulo equilátero, de um quadrado ou de um hexágono, independentemente do seu posicionamento dentro do círculo cromático (fig.2).
Figura 2
Uma outra forma de conseguirmos uma harmonia ao
nível da cor será determinar um diâmetro de uma esfera cromática (fig.3),
definindo assim duas cores complementares e portanto duas cores harmónicas.
Poderemos determinar outro conjunto de cores harmónicas se considerarmos um
triângulo equilátero, um quadrado ou um hexágono, desde que o centro da
circunferência circunscrita coincida com o centro da esfera (fig.4). E ainda se
considerarmos cores posicionadas em vértices de poliedros regulares (tetraedro,
cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro), desde que inscritos na esfera.
CONCLUSÃO
Depois de
algumas investigações sobre o Circulo Cromático conclui que; as cores
harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que
produzem um esquema de cores atractivo.
O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado
de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas.
Para trabalhar bem as harmonias, é sempre aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade, saturação.
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