INTRODUÇÃO
Neste trabalho de investigação cientifica que nos foi incumbido vamos
abordar sobre as noticias visto que a notícia é um formato de divulgação
de um acontecimento por meios jornalísticos.
DESENVOLVIMENTO
Notícia
A notícia é um formato de divulgação de um
acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo,
normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que
merece publicação numa mídia.
Fatos políticos, sociais, econômicos,culturais, naturais e outros podem ser notícia se
afectarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de
imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser
excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado.
Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando
não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do
Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e
apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas
toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização
de dados, de tal forma que
represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina)
que a recebe.
Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de
significados, do uso Quotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de
informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle,
dados, forma, instrução, conhecimento,
significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.
É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do
Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática
são assuntos e ciências recorrentes na actualidade, a palavra
"informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos
vários significados que adquiriu ao longo do tempo.
Noticia ou Informação é o estado de um sistema de interesse
(curiosidade). Mensagem é a informação materializada.
Informação é a qualidade da mensagem que um emissor envia para um ou mais receptores.
Informação é sempre sobre alguma coisa (tamanho de um parâmetro,
ocorrência de um evento etc.). Vista desta maneira, a informação não tem de ser
precisa. Ela pode ser verdadeira ou mentirosa, ou apenas um som (como o de um
beijo). Mesmo um ruído inoportuno feito para inibir o fluxo de comunicação e
criar equívoco, seria, sob esse ângulo, uma forma de informação. Todavia, em
termos gerais, quanto maior a quantidade de informação na mensagem recebida,
mais precisa ela é.
Este modelo assume que há um emissor definido e ao menos um
receptor. Refinamentos do modelo assumem a existência de uma linguagem comum
entendida pelo emissor e ao menos por um dos receptores. Uma variação
importante identifica a informação como algo que pode ser comunicado por uma
mensagem do emissor para um receptor capaz de compreender a mensagem. Todavia,
ao exigir a existência de um emissor definido, o modelo da informação
como mensagem não
acrescenta qualquer significado à idéia de que a informação é algo que pode ser
extraída de um ambiente, por exemplo, através de observação, leitura ou
medição.
Informação é um termo com muitos significados dependendo do contexto,
mas como regra é relacionada de perto com conceitos tais como significado,
conhecimento, instrução, comunicação, representação e estímulo mental.
Declarado simplesmente, informação é uma mensagem recebida e entendida. Em
termos de dados, pode ser definida como uma coleção de factos dos quais conclusões
podem ser extraídas. Existem muitos outros aspectos da informação visto que ela
é o conhecimento adquirido através do estudo, experiência ou instrução. Mas,
acima de tudo, informação é o resultado do processamento, manipulação e
organização de dados numa forma que se some ao conhecimento da pessoa que o
recebe. A teoria da comunicação analisa a medida numérica da incerteza
de um resultado. A teoria da comunicação tende a usar o conceito de entropia da informação, geralmente atribuído a C.E. Shannon.
Outra forma de informação é a informação Fisher, um
conceito de R.A. Fisher.
Mesmo que informação e dados sejam frequentemente usados
como sinônimos, eles realmente são coisas muito diferentes. Dados representam
um conjunto de fatos não associados e como tal, não têm utilidade até que
tenham sido apropriadamente avaliados. Pela avaliação, uma vez que haja alguma
relação significativa entre os dados e estes possam mostrar alguma relevância,
são então convertidos em
informação. Agora , estes mesmos dados podem ser usados com
diferentes propósitos. Assim, até que os dados expressem alguma informação, não
são úteis.
Reportagem
A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou
falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras
e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o
seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata
histórias em palavras, imagens e sons.
O repórter pode valer-se também de fontes
secundárias (documentos, livros, almanaques,
relatórios, recenseamentos, etc.) ou servir-se de material enviado por órgãos
especializados em transformar fatos em notícias (como asagências de notícias e as assessorias de imprensa).
Em diversas editorias do jornalismo diário
(assim como em rádio, TV e internet),
é comum a figura do repórter setorista, ou seja,
especializado em cobrir um determinado assunto ou instituição.
Na editoria de Geral, por exemplo, existem os setoristas de polícia, saúde,
transportes, serviços públicos, do Instituto Médico Legal, etc.. Em Política, há os setoristas do palácio do
governo, do parlamento, de cada ministério ou secretaria, entre outros. Já na Economia, trabalham setoristas de mercado financeiro, do Banco Central, de petróleo,
de construção civil, e similares.
Na reportagem é concedido ao autor a
possibilidade do mesmo expressar sua opinião, diferente do texto editorial. Uma
reportagem é uma notícia mais aprofundada,que pode conter opiniões de
terceiros.
Reportagem é quando uma pessoa entrega notícias às pessoas que estão
assistindo TV, jornal e outras fontes de informações. A reportagem pode ser
transmitido em rádios, televisões, jornais etc.
Quatro factores principais influenciam na
qualidade da notícia:
1.
Novidade: a notícia deve conter
informações novas, e não repetir as já conhecidas
2.
Proximidade: quanto mais
próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica
mais diretamente na vida do leitor
3.
Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno
atrai a atenção do público
4.
Relevância: notícia deve
ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais,
corriqueiros, geralmente não interessam ao público
Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.
Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões
de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail.
Nos EUA, é comum a figura do news-hawk (gavião-de-notícia),
uma espécie de informante-apurador contratado pelo jornal, que anda em busca de
assuntos que potencialmente possam gerar notícias.
Trabalho do
jornalista
A actividade primária do Jornalismo é a observação e
descrição de eventos, conhecida como reportagem
§
"O quê?" - O
fato ocorrido.
§
"Quem?" - O
personagem envolvido.
§
"Quando?" -
O momento do fato.
§
"Onde?" - O
local do fato.
§
"Como?" - O
modo como o fato ocorreu.
§
"Porquê?" -
A causa do fato.
A essência do Jornalismo, entretanto, é a selecção e
organização das informações no produto final (jornal, revista, programa de TV
etc.), chamada de edição.
O trabalho jornalístico consiste em captação e tratamento
escrito, oral, visual ou
gráfico, da informação em qualquer uma de suas formas e variedades. O trabalho
é normalmente dividido em quatro etapas distintas, cada qual com suas funções e
particularidades: pauta, apuração, redação
e edição.
§
A pauta é a selecção
dos assuntos que serão abordados. É a etapa de escolha sobre quais indícios ou
sugestões devem ser considerados para a publicação final.
§
A apuração é o
processo de averiguar informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.).
A apuração é feita com documentos e pessoas que fornecem informações, chamadas
defontes. A interação de
jornalistas com suas fontes envolve freqüentemente questões de
confidencialidade.
§
A redação é o
tratamento das informações apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num
texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no
rádio, na TV e no cinema).
§
A edição é a
finalização do material redigido em produto de comunicação, hierarquizando e
coordenando o conteúdo de informações na forma final em que será apresentado.
Muitas vezes, é a edição que confere sentido geral às informações coletadas nas
etapas anteriores. No jornalismo impresso (jornais e revistas),
a edição consiste em revisar e cortar textos de acordo com o espaço de
impressão pré-definido. A diagramação é a disposição gráfica do conteúdo e
faz parte da edição de impressos. No radiojornalismo,
editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locução, o
que no telejornalismo ganha o adicional da edição de imagens
em movimento.
Estas três mídias citadas têm limites de espaço e tempo
pré-definidos para o conteúdo, o que impõe restrições à edição. No chamado webjornalismo, ciberjornalismo ou
"jornalismo online", estes limites
teoricamente não existem.
A inexistência destes limites começa pela potencialidade da
interação no jornalismo online, o que provoca um borramento entre as fronteiras
que separam os papéis do emissor e do receptor, anunciando a figura do
interagente. Esta prática tem se difundido como "jornalismo open
source", ou o jornalismo de código aberto, onde informações são apuradas,
redigidas e publicadas pela comunidade sem a obrigação de serem submetidas às
rígidas rotinas de produção e às estruturas organizacionais das empresas de
comunicação.
De acordo com a pesquisadora Catarina Moura, da
Universidade da Beira Interior (Portugal), Jornalismo Open Source
"implica, desde logo, permitir que várias pessoas (que não apenas os jornalistas)
escrevam e, sem a castração da imparcialidade, dê em a sua opinião, impedindo
assim a proliferação de um pensamento único, como o pode ser aquele difundido
pela maioria dos jornais, cuja objectividade e imparcialidade são muitas vezes
máscaras de um qualquer ponto de vista que serve interesses mais particulares
que apenas o de informar com honestidade e isenção o público que os lê".[2]
CONCLUSÃO
Depois de algumas
investigações com base o nosso tema (NOTICIA) concluímos a Notícia é a expressão de um fato novo, que
desperta o interesse do público a que o jornal se destina. Caracteriza-se por
uma linguagem clara, impessoal, concisa e adequada ao veículo que a transmite.
Sem comentários:
Enviar um comentário