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segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Importância da Língua Portuguesa no Desenvolvimento Sócio-Cultural e Economico


INTRODUÇÃO
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no Norte de Portugal. A parte sul do Reino da Galiza se tornou independente, passando a se chamar Condado Portucalense em 1095 (um reino a partir de 1139). Enquanto a Galícia diminuiu, Portugal independente se expandiu para o sul (Conquista de Lisboa, 1147) e difundiu o idioma, com a Reconquista, para o sul de Portugal e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. É uma das línguas oficiais da União Européia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com cerca de 272,9 milhões de falantes.






















DESENVOLVIMENTO
A Importância da Língua Portuguesa no Desenvolvimento Econômico Sócio-Cultural

O português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.
O português é uma língua indo-europeia, do grupo das línguas românicas (ou latinas), as quais descendem do latim, pertencente ao ramo itálico da família indo-europeia.
Os romanos ocuparam a península ibérica no século III antes da nossa Era, contudo a língua portuguesa só é incorporada ao império no ano197 antes de Cristo.
A língua portuguesa é a terceira língua mais falada da Europa ocidental e a quinta mais falada no mundo. Tem mais de 260 milhões de falantes. O português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem ao escritor luís de Camões.

A importância da língua portuguesa e suas implicações são evidentes, mormente, na vida profissional. Basta refletir acerca da principal razão de eliminação de candidatos à vagas de emprego em determinados setores. A linguagem é o cartão de visita. Ao ouvir alguém por cinco minutos, já temos a idéia formada da formação da pessoa que está falando.
Quanto ao profissional
A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz conseqüências positivas.

O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria, que incorre em erros banais e basilares. Segundo Paulo Nathanel Pereira de Souza, presidente do Conselho da Administração do CIEE, "Saber escrever bem é transmitir idéias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a eficiência dessa arte".

A maioria dos brasileiros - e digo maioria, sem exagero -, não tem capacidade de expressar-se. Faltam competências fundamentais, como; concatenar as idéias, aplicar a coesão e coerência em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o domínio da ortografia.
A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, por vezes vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com freqüência escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e melhor organização de idéias.Para verificarmos este problema é suficiente entregarmos uma proposta de redação a um aluno que recentemente concluiu o ensino médio em determinadas escolas. Isto se torna mais trágico, quando o fazemos com alguns intitulados universitários.
Em uma reunião na empresa ou em uma apresentação destacam-se os que sabem defender seus argumentos de forma clara, convencer o auditório de forma válida, expor e fundamentar suas idéias de modo conciso e claro. Para tanto, é necessário o domínio das expressões.

Ao enviar um e-mail, elaborar um memorando, dirigir uma carta a um cliente, colaboradores ou superiores hierárquicos, o profissional revela a sua personalidade, demonstra a sua formação e grau de inteligência.
Não é possível entendermos por apto e qualificado, um profissional que não é capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a idéia de que tal profissional gere uma boa imagem a empresa, se este não sabe falar de forma correta.
Para exemplificarmos, basta lembrarmos da sensação ruim e imagem negativa que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz coisas como: "vamos estar verificando", ou "vamos estar retornando". Isso, sem mencionar outros erros mais absurdos e grotescos, como o "mim fazer"; "mim ver" etc.
Destarte, infere-se que o investimento em profissionais qualificados e aptos a falar a própria língua é indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem positiva perante seus clientes.
A expansão do idioma português deu-se pela fase de regionalização do espaço mundial denominado Grandes Navegações. A busca pelos caminhos marítimos para as Índias, capaz de encontrar fontes para suprir o mercado.
A identidade cultural entre os falantes de língua portuguesa recebe o nome de Lusofonia. Europeu após o embargo das rotas continentais para tais mercadorias deu a tônica do expansionismo colonialista e mercantilista de cunho metalista. Desta maneira as rotas primariamente desenvolvidas por Portugal estabeleceram bases de cunho estratégico e político proporcionando resultados profundos que marcaram o mundo, tal como o descobrimento das Américas e suas consequência.


QUESTÃO CULTURAL DO IDIOMA
O português é a língua oficial em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de territórios autônomos, como é o caso de Macau, na China, e regiões as quais tiveram grandes influencia portuguesa, como Zanzibar e Tanzânia, na África; Malaca na Malásia e a chamada Índia Portuguesa formada por Goa, Damão, Ilha de Angedriva, Simbor, Gogolá, Diu, Dadrá e Nagar-Aveli, na Ásia.
Obviamente, com essa dispersão do idioma português pelo mundo, o contato com culturas diferentes e, por conseguinte de, outras formas de expressão, houve um processo de crioulização do idioma, ou seja, o favorecimento para surgir idiomas derivados da base lexical portuguesa. As “línguas de contato” ou “pidgin” em alguns casos surgem de intersecção linguística. No caso da língua portuguesa, ocorreu em maior grau na África e na Ásia, mas também em outros lugares, como a América Central com o Papiamento e o Suriname na América do Sul com o Saramancano. Não podemos desconsiderar os autóctones dos países os quais têm o “português” como língua materna e migram para outros países estabelecendo assim comunidades, como por exemplo Estados Unidos e Austrália, entre outros. Desta maneira o idioma português figura como o quinto mais falado no mundo e, também, utilizado na internet, mostrando o grau de aceitação e sua presença no cenário mundial. Logo, existem em todos os países, instituições que focam na causa da Lusofonia e com o mote da identidade cultural buscam fazer realizações em prol da comunidade.
O objetivo do acordo celebrado em 2009 foi o de universalizar o idioma português, além de dar uma maior agilidade entre os países lusófonos. Com as devidas diferenças ortográficas, o português era o único idioma no mundo que possuía duas formas de escrita oficiais, e isto resultava em uma série de enclaves em processos burocráticos, fator que dificultava a cooperação entre os países.
Podemos dizer que a Lusofonia é um tema amplo, do tamanho do mundo em que vivemos. E neste texto abordamos apenas alguns de seus aspectos. Aos interessados vale a pena um olhar mais apurado no assunto, pois as pesquisas o levarão a um rico aprendizado sobre a cultura de nosso idioma.





A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, a grande maioria – quase 200 milhões – no Brasil, prevendo-se que esse número suba para os 335 milhões em 2050.
Na lista das línguas com maior número de falantes, o português surge entre o quinto e o sétimo lugar, conforme os critérios das organizações que as elaboram.
Se o critério for apenas o da língua materna, o português surge em sétimo lugar, mas se for analisado também como segunda língua, então sobe para o quinto lugar das tabelas.
Falado nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países: Angola (12,7 milhões de habitantes), Brasil (198,7 milhões), Cabo Verde (429 mil), Guiné-Bissau (1,5 milhões), Moçambique (21,2 milhões), Portugal (10,7 milhões), São Tomé e Príncipe (212 mil) e Timor (1,1 milhões).
Contudo, em Timor são uma minoria as pessoas que falam português e em países como a Guiné-Bissau e Moçambique predominam outras línguas, com destaque para o crioulo, e em Angola o português convive com outras línguas nacionais.
Além da população residente, a maioria desses países tem uma vasta população emigrante que promove o português no mundo.
Dados oficiais indicam que existem mais de cinco milhões de emigrantes portugueses, espalhados sobretudo por França, Luxemburgo, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Venezuela, e uma diáspora brasileira de três milhões.
A língua portuguesa é ainda falada em locais por onde os portugueses passaram ao longo da História como Macau, Goa (Índia) e Malaca (Malásia).
Na Internet, a importância do português é mais facilmente avaliada, sendo o sexto idioma mais divulgado.

De acordo com o site Internet World Stats, cerca de 73 milhões de pessoas navegam em português, mas representam apenas 4,2% do total dos utilizadores da web.
No entanto, entre 2000 e 2009, o número de utilizadores de português na Internet aumentou 864%.
Um estudo recente revela também que o português é a terceira língua mais utilizada na rede social Twitter, atrás do inglês e do japonês.








A língua portuguesa está já presente nos sítios da Internet de alguns blocos político-económicos como a União Europeia, o Mercosul e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Contudo, os sítios na Internet das Nações Unidas, União Africana, NATO, Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e a União dos Estados Ibero-americanos (UEI) não apresentam a língua portuguesa como alternativa de escolha.

Segundo projecções divulgadas pelo Estado português, baseadas na evolução demográfica, os oito estados que têm o idioma como língua oficial deverão totalizar 335 milhões de habitantes em 2050, prevendo-se neste sentido, a consolidação da importância da língua portuguesa.
Para debater o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial e delinear estratégias, dezenas de especialistas vão juntar-se numa Conferência Internacional, em Brasília, entre hoje e 31 de Março.
Escritores, académicos, professores, editores, jornalistas e outros profissionais directamente vinculados à difusão da língua vão reflectir sobre o fortalecimento do ensino do idioma, a sua aplicação em organizações internacionais e a importância das diásporas de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
















CONCLUSÃO

Concluímos que durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicospaíses cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colônias portuguesas deMoçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné Bissau eSão Tomé e Príncipe, todas na África. Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, no Timor-Leste e em Goa.
Em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, um museu interativo sobre o idioma, foi fundado em São Paulo, Brasil, a cidade com o maior número de falantes do português em todo o mundo.



















BIBLIOGRAFIA

Este trabalho é fruto ou base de extração da Internet.
Paginas Web

Google + Wikipédia Enciclopédia livre.
Diciopédia 2004, Porto Editora
http://facultyweb.cortland.edu/~ANDERSMD/ERIK/crit.HTML
(Erikson, Apud., Manuela Monteiro; Milice Ribeiro dos Santos, 2001: p.35
Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.44)

Ficha Técnica
Elaborado por: The Question & Johny
Áudio: C. of .B Music E-mail: mmrealizacoes@hotmail.com
+244 - 915078844
Luanda, Angola
2012.






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