Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

quinta-feira, 14 de junho de 2012

clorofila e sua importância - Biologia



INTRODUÇÃO

A clorofila, um pigmento verde que se encontra em quase todas as plantas e alguma algas, é um potente antioxidante e purificador do sangue. É considerado por muitos cientistas como “sangue verde” pela sua importancia como veiculo de transporte de oxigênio, á semelhança das funções exercidas pelo sangue humano.




























DESENVOLVIMENTO
A Clorofila e Sua Importância

  Clorofila é a designação de um grupo de pigmentosfotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas (em sentido geral, incluindo também as algascianofíceas e diversosprotistas anteriormente considerados "algas" ou "plantas", como as algas vermelhas ou castanhas).

A intensa cor verde da clorofila se deve a suas fortes absorçõesdas regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético, e por causa destas absorções a luz que ela reflete e transmite parece verde. Ela é capaz de canalizar a energia da luz solarem energia química através do processo de fotossíntese. Neste processo a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.

Função
Estrutura comum às clorofilas c1 e c2.
As moléculas de clorofila encontram denominados fotossistemas, que se encontram integrados nostilacóides de cloroplastos. A maioria das moléculas de clorofila absorve luz e transmite a energia luminosa através de um fenómeno designado por "transferência de energia por ressonância" a um par de moléculas de clorofila específico que se encontra no centro reaccional dos fotossistemas. Os fotossistemas I e II possuem centros reaccionais distintos, denominados P680 e P700 de acordo com ocomprimento de onda (em nanómetros) correspondente ao seu pico máximo de absorção.

A energia transferida para as moléculas de clorofila pertencentes ao centro reaccional é usada no processo de separação de carga, que consiste na transferência de um elétron da clorofila para uma cadeia de transporte electrónico. A clorofila do centro reaccional P680, oxidada à forma P680+, é reduzida com um elétron proveniente da oxidação daágua (H2O) a dioxigénio (O2) e hidrogénio molecular (H2). O fotossistema I trabalha em conjunto com o fotossistema II; o centro oxidado a P700+ é eventualmente reduzido com electrões provenientes do fotossistema II. Em determinadas condições, a fonte de elétrons para redução do P700+pode variar.
O fluxo de elétrons produzido pelos pigmentos de clorofila é usado para transportar íons H+ através das membranas dos tilacóides, causando um potencial quimiosmótico usado principalmente na produção de ATP. Os electrões são eventualmente usados na redução de NADP+ a NADPH.
sim é verdade sem mentiras expostas

Estrutura química
A clorofila é um pigmento clorínico com quatro anéis pirrolo ligados por metinas, e um quinto anel ausente em outras porfirinas, grupo de compostos ao qual pertence e que inclui compostos como o grupo heme. No centro do anel há um íon de magnésio (Mg2+coordenado por quatroátomos de azoto. O composto é denominado feofitina quando não se encontra magnésio (ou outro íonmetálico) no seu centro. As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno) ligada por uma ligação éster a um carboxilo do anel IV. A clorofila a encontra-se sempre presente, mas também ocorrem clorofilas b e c em outros grupos.

Formas da clorofila
A clorofila em plantas verdes consiste em duas formas, clorofila a e b. As clorofilas c e d são encontradas especialmente em algas e cianobactérias.
A clorofila a difere da clorofila b por apresentar na posição 3 do grupo tetrapirrólico o radical -CH3(metila) no lugar do -CHO (aldeído). A clorofila está presente nas folhas das plantas, sendo crucial para a fabricação de glicose através da fotossíntese. A clorofila é produzida pela planta através dos cloroplastos. É a clorofila a a principal responsável pela coloração verde das plantas e pela realização da fotossíntese.

A clorofila b difere da clorofila a por apresentar na posição 3 do grupo pirrólico o radical -CHO (carbonila/aldeído) no lugar do -CH3 (metila).
Clorofila a
Clorofila b
Clorofila c1
Clorofila c2
Clorofila d
C55H72O5N4Mg
C55H70O6N4Mg
C35H30O5N4Mg
C35H28O5N4Mg
C54H70O6N4Mg
grupo C3
-CH=CH2
-CH=CH2
-CH=CH2
-CH=CH2
-CHO
grupo C7
-CH3
-CHO
-CH3
-CH3
-CH3
grupo C8
-CH2CH3
-CH2CH3
-CH2CH3
-CH=CH2
-CH2CH3
grupo C17
-CH2CH2COO-fitilo
-CH2CH2COO-fitilo
-CH=CHCOOH
-CH=CHCOOH
-CH2CH2COO-fitilo
ligação C17-C18
simples
simples
dupla
dupla
simples
Ocorrência
Universal, única clorofila em muitas Cianobactérias
Plantas, Euglenídios e Proclorófitas
Stramenopilos
Dinoflagelados
Rodófitas (Plantas)e Cianobactérias

Propriedades físico-químicas
As clorofilas dão a cor verde às plantas devido à baixa absorção de luz na região do espectro electromagnético correspondente a esta cor. A clorofila a apresenta picos máximos de absorção aos 665 e 465 nm, com uma absortividade molar superior a 105 M−1 cm−1, uma das mais altas em compostos orgânicos. A clorofila a em solução apresenta fluoresce aos 673 nm, mas a sua fluorescência é muito reduzida em folhas intactas. Estas características devem-se à presença de diversas ligações conjugadas (ligações químicas simples e duplas alternadas) no sistema de anéis pirrólicos que rodeiam o magnésio central.


A clorofila não é solúvel em água e é mais instável em pH ácido.
A identidade, função e propriedades espectrais dos diferentes tipos de clorofila em cada fotossistema são distintas e determinadas tanto pelo tipo de fotossistema como pela estrutura das proteínas que as rodeiam. As clorofilas podem ser extraídas das proteínas usando um solvente orgânico como a acetonaou o metanol, e separadas através de cromatografia em papel. A separação é possível dada a diferença no número de grupos polares entre as clorofilas a e b:
Chromatography of chlorophyll - Step 1.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 2.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 3.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 4.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 5.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 6.jpg
Chromatography of chlorophyll - Step 7.jpg
Separação da clorofila em cromatografia em papel.

Evidência da clorofila
A fotossíntese é um processo que consiste na conversão de gás carbônico e água em carboidratos, como a sacarose ou o amido.
Pode-se demonstrar que a clorofila é vital para a fotossíntese através de folhas desamiladas de umaplanta variegada e expondo-as à luz por várias horas. Folhas de plantas variegadas apresentam áreas verdes contendo clorofila e áreas brancas com ausência deste pigmento. Quando, depois, testado em uma solução de iodo, uma mudança de cor, que ocorre onde o amido está presente apenas em regiões anteriormente verdes, portanto contendo clorofila. Isto ocorre porque os cloroplastos são convertidos aamiloplastos (plastídeos de armazenamento de amido) por perda do sistema de membranas tilacoidais (e portanto da clorofila). Isso mostra que a fotossíntese não ocorre em áreas onde a clorofila está ausente, e portanto apoia a teoria de que a presença de clorofila é um requisito para a ocorrência do processo fotossintético. A energia luminosa absorvida pela fotossíntese é armazenada na forma de energia potencial química nos açúcares formados.
O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.
Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma “cauda” na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nasalgas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d.
Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas.
As diferenças entre clorofila a e b são poucas, apenas na composição de uma cadeia lateral, onde na clorofila a é -CH3 e na b é – CHO:
clorofila a b
clorofilas

A diferença encontrada entre as clorofilas a e c, é que a clorofila c (encontrada em diatomáceas, dinoflagelados e algas pardas), não possui o fitol.
Encontrada somente em algas vermelhas, a clorofila d, é semelhante à clorofila a, porém, no anel I da molécula, o grupo (-O-CHO) substitui o grupo (- CH = CH2).
Vale ressaltar que todos os tipos de clorofilas são verdes, mas existem variações em suas estruturas que fazem com que o espectro de absorção seja um pouco diferente se comparadas umas com as outras. Isso permite que as clorofilas se completem para aumentarem o alcance de absorção do espectro de luz visível.

 

 

 

 

A importância da Clorofila no processo da fotossíntese


A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos. É essencial para a manutenção da vida na Terra.

 

Subprodutos remotos da fotossíntese

De acordo com a teoria da geração orgânica do petróleo, indiretamente energia química presente no petróleo e no carvão, que são utilizados pelo ser humano como combustíveis, têm origem na fotossíntese, pois, são produtos orgânicos provenientes de seres vivos (plantas ou seres que se alimentavam de plantas) de outras eras geológicas.
















CONCLUSÃO
Com base em tudo que foi aprofundado sobre a clorofila neste trabalho de investigação, concluímos que o nome “clorofila” foi proposta por Pelletier e Caventou, em 1818, para denominar a substância verde que se podia extrair das folhas com o auxílio do álcool.
O termo Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas
A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.













Bibliografia

Este trabalho é fruto ou base das seguintes fontes:

Internet.
Wikipedia Enciclopédia livre

Protozoários - Biologia Peixe


Protozoários são microorganismos cuja classificação é feita com base nas estruturas de locomoção que eles apresentam e devido a isso foram agrupados no Reino Protista junto às algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas de acordo com suas semelhanças mais evidentes. Todos são seres eucariontes ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca, a maioria são heterótrofos, embora alguns sejamautótrofos produzem clorofila e com ela fazem a fotossíntese e assim conseguem produzir seus próprios alimentos.
locomoção desses micro-organismos no meio aquático é feita através do batimento de cílios os (Ciliados) ou batimento de flagelos nos (Flagelados)que são estruturas mais adaptadas para a natação; outros protozoários os(Rizópodos) rastejam com movimento amebóide um tipo de locomoção onde os micro-organismos vão mudando a forma do seu corpo pela emissão de pseudópodes (do grego, "pseudo", em português falso ou falsos) e (do grego "podo", em português pé ou pés) portanto literalmente "pseudópodos" significam "falsos pés"; outros protozoários não possuem organelas locomotoras nem vacúolos contrácteis são os chamados (Esporozoários), microorganismos parasitas que se disseminam pelo ambiente através da produção de muitos esporos que são levados pela água, pelo ar ou são levados através de animais vetores (moscas, mosquitos, carrapatos etc.) que se contaminam com esses protozoários patogênicos, ficam doentes e transmitem essas doenças para outros animais.
A maioria dos protozoários são de vida livre e aquática podendo ser encontrados na água docesalobra ou água salgada, levam vida livre também em lugares úmidos rastejando pelo solo ou sobre matéria orgânica em decomposiçãono entanto algumas espécies levam vida parasitária nos organismos de diversos hospedeiros e assim passam a maior parte da vida parasitando diversas espécies de seres vivos e dessa forma lhes causando muitas doenças. A reprodução dos protozoários geralmente é assexual acontecendo por divisão múltipla onde o microorganismo apenas se divide em cópias dele mesmo, alguns produzem esporos para se disseminarem pelo ambiente, às vezes alguns também apresentam reprodução sexual havendo nítida troca de material genético entre um micro-organismo e outro.
§  A disciplina que estuda os protozoários denomina-se Protozoologia.
Índice
  [esconder
·         1 Filos de protozoários
·         2 Características gerais
·         3 História dos protozoários
·         4 Ver também
·         6 Ligações externas
[editar]Filos de protozoários
§   
§  Filo A. Plasmodroma;
§  Filo B. Ciliophora.
[editar]Filo A. Plasmodroma =
[editar]Subclasse 1. Phytomastigina
§  Ordem 1: Chrysomonadina
§  Ordem 2. Cryptomonadina
§  Ordem 3. Phytomonadina
§  Ordem 4. Euglenoidina
§  Ordem 5. Chloromonadina
§  Ordem 6. Dinoflagellata
[editar]Subclasse 2. Zoomastigina
§  Ordem 1. Choanoflagellina
§  Ordem 2. Rhizomastigina
§  Ordem 3. Protomonadina
§  Ordem 4. Retortamonadina
§  Ordem 5. Diplomonadina
§  Ordem 6. Oxymonadina
§  Ordem 7. Trichomonadina
§  Ordem 8. Hypermastigina
[editar]Classe 2. Opalinata (Protociliata)
§  Ordem 1. Opalinida
[editar]Subclasse 1. Rhizopoda
§   
§  Ordem 1: Amoebina
§  Ordem 2: Testacea
§  Ordem 3: Gromiina
§  Ordem 4: Foraminifera
§  Ordem 5: Mycetozoa
§  Ordem 6: Labyrinthulina
[editar]Subclasse 2. Piroplasmea
§   
§  Ordem 1: Piroplasmida
§  Subclasse 3 Actinopoda
§  Ordem 1: Radiolaria
§  Ordem 2: Acantharia
§  Ordem 3: Heliozona
§  Ordem 4: Proteomyxa
[editar]Subclasse 1. Telosporidia
§  Ordem 1. Gregarinida
§  Ordem 2. Coccidia
§  Ordem 3. Haemosporidia
[editar]Subclasse 2. Acnidosporidia
§  Ordem 1. Haplosporidia
§  Ordem 2. Sarcosporidia
[editar]Subclasse 3. Cnidosporidia
§  Ordem 1. Myxosporidia
§  Ordem 2. Actinomyxidia
§  Ordem 3. Microsporidia
§  Ordem 4. Helicosporidia
http://bits.wikimedia.org/static-1.20wmf4/skins/common/images/magnify-clip.png
Balanditium, protozoário ciliado.
[editar]Classe Ciliata
§   
§  Ordem 2: Trichostomatida
§  Ordem 3: Chonotrichida
§  Ordem 4: Suctorida
§  Ordem 5: Apostomatida
§  Ordem 6: Astomatida
§  Ordem 7: Hymenostomatida
§  Ordem 8: Thigmotrichida
§  Ordem 9: Peritrichida
[editar]Subclasse 2: Spirotricha
§   
§  Ordem 1: Heterotrichida
§  Ordem 2: Oligotrichida
§  Ordem 3: Tintinnida
§  Ordem 4: Entodinomorphida
§  Ordem 5: Odontostomatida
§  Ordem 6: Hypotrichida
[editar]Características gerais
§  Classificação:
§  Protozoários são seres unicelulares, na maioria heterotróficos, mas com formas autotróficas e com mobilidadeespecializada sendo este o principal critério utilizado para definir sua classificação na taxonomia.
§  Tamanho:
§  A maioria deles é minúscula, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos.
§  Nutrição:
§  Os autótrofos fazem fotossíntese e se alimentam como se fossem plantas, outros são heterótrofos e se alimentam comendo diversos alimentos principalmente matéria orgânica em decomposição, folhas mortas, animais mortos, fezes etc. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradoresherbívoros oucarnívorosparasitas ou mutualistas mas, a principal forma de alimentação deles é a nutrição saprófita. Adigestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma. A célula desses micro-organismos unicelulares é muito especializada, e cadaorganela tem uma função vital.
§  Locomoção:
§  sistema locomotor é bem primitivo com o uso de flageloscíliosmembranas ondulantes, cirros oupseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcícolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. Ocitoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Esporozoítas não possuem estruturas locomotoras, são levados pelas correntezas de água, pelo vento mas são levados principalmente através de animais vetores (pulgas, mosquitos, moscas, baratas, carrapatos etc.) que se contaminam com esses protozoários parasitas e os disseminam a outros diversos seres vivos hospedeiros que adoecem quando são atacados por esses parasitas.
§  Sustentação:
§  Algumas espécies possuem endoesqueleto enquanto outras possuem exoesqueleto geralmente são carapaças de diversas formas.
§  Patogenias:
§  Estes micro-organismos de vida livre estão presentes em muitos ambientes mas alguns levam vida parasitária causando doenças em animais, febre, cistos muito dolorosos e outros males em seus hospedeiros. Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e a outros animais vertebrados. O Trypanosoma cruzi, por exemplo, é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas. Entre as outras doenças provocadas por protozoários destacam-se a amebíase (pela Entamoeba histolytica), a giardíase (pela Giardia lamblia), a maláriacausada pelos Plasmódiosleishmaniose visceral, etc.
§  Ecologia:
§  Os protozoários servem como indicadores da qualidade do ambiente, sendo que em águas poluídas por resíduos industriais normalmente não aparecem muitos protozoários enquanto que em águas e solos onde exista matéria orgânica em decomposição eles aparecem em abundância fazendo a decomposição de fezes e qualquer matéria orgânica morta e com isso colaborando com a limpeza do meio ambiente, a presença de muitos protozoários indica que aquele ambiente está ecológicamente saudável.
[editar]História dos protozoários
§  Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos.
§  Os Protozoários foram classificados por Goldfuss em 1818 como um filo, Filo Protozoa pertencente ao Reino Animal. Goldfuss descreveu os protozoários como sendo micro-organismos unicelulares heterotróficos, semelhantes a animais, o antigo Reino Protozoa (do grego Proto que em português significa primeiro) e (Zoa ouzoo que em português significa animal ou animais) portanto o termo protozoário "em português" significa literalmente "os primeiros animais". Com a nova classificação dos protozoários os antigos Subfilos: Subfilo Plasmodroma e o Subfilo Ciliophora, passaram a ser os atuais Filos dos protozoários que agora estão classificados dentro do Reino Protista. A classificação dos protozoários é feita com base nas estruturas de locomoção que apresentam e devido a muitas semelhanças com as algas unicelulares que antigamente estavam classificadas em "Divisões da Botânica" mas que atualmente também passaram a ser divisões de algas unicelulares incluídas no Reino Protista junto aos filos dos protozoários. Esses micro-organismos apresentam características mistas tanto de animais quanto de vegetais e por isso foram todos eles reunidos e incluídos no Reino Protista. Mantemos o uso dos termos "Filos para protozoários" e "Divisões para algas unicelulares" da mesma forma como estavam classificados antes, na botânica e na zoologia.
§  Evidências obtidas com microscopia eletrônica, estudos do ciclo de vidagenéticabioquímica e biologia molecular mostraram que este grupo abrangia pelo menos sete filos, segundo a Sociedade dos Protozoologistas que, em 1980, publicou uma nova classificação para os protozoários. Este novo agrupamento, que é parafilético, reúne, além dos antigos membros do Reino Protista junto com as algas unicelulares como por exemplo as 'Euglenas que Linnaeus havia incluído no Reino Vegetal.
§   
§  Thomas Cavalier-Smith propôs o Reino Chromista, uma filosofia científica, entretanto ainda não esclareceu muitas linhas diferentes de protistas cujas relações não são compreendidas por este sistema de classificação que ele sugeriu. Os cladistas consideram os vários clades de Protistas como subgrupos diretos dos Eukaryotes, com a admissão de que não conhecem ainda o suficiente sobre eles para arranjá-los em uma hierarquia. Estes vários clades são listados na árvore evolucionária nessa tabela abaixo, denominada classificação Eukaryota.
Embora muitos protozoários sejam inofensivos para os humanos, outros sãopatogénicos, podendo provocar doenças graves. Mais de metade da populaçãoda Terra  teve contacto, durante a sua vida, com algum tipo de infeçãoprovocada por protozoários. Entre os mais conhecidos estão as quatro espéciesde Plasmodium causadores da malária. Este protozoário, que é transmitidoatravés de um mosquito,  matou mais pessoas que qualquer outromicrorganismo. Outro protozoário, o Trypanossoma, causa inflamações nocérebro - doença do sono - que causam a morte. O transmissor é um inseto,uma mosca.
Contudo, nem todas as doenças provocadas por protozoários são transmitidaspor insetos. Algumas são transmitidas através de alimentos e da água que foicontaminada pelas fezes. Por exemplo, a Entamoeba histolytica, uma amibagastrointestinal, é responsável pela desinteria amibiana (diarreia de sangue) queatinge muitos milhões de pessoas.
 protozoários que são de grande utilidade. Conjuntamente com outrosmicrorganismos, decompõem os cadáveres e reciclam os nutrientes. Muitosdeles, heterotróficos, fazem parte do zooplâncton, um importante elemento dascadeias alimentares aquáticas. Alimentando-se de algas microscópicas,convertem os constituintes das algas (alguns dos quais, como, por exemplo, acelulose da parede celular, são nutricionalmente inacessíveis aos animais) numconstituinte do próprio protozoário que é digerível por todos os consumidores. Éa existência destes seres vivos no trato digestivo dos herbívoros que permite adigestão da celulose.

Conclusão
Os protozoários são protistas unicelulares, a muitos dos quais falta a paredecelular, têm alimentação por ingestão ou absorção de moléculas orgânicas,deslocam-se livremente e produzem estruturas espóricas unicelulares. Existemmais de 40 000 espécies de protozoários vivendo na água, misturados no solo eno interior de outros organismos.

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?