Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Propriedades Basicas


INTRODUÇÃO
pH é a concentração de íons de Hidrogênio em uma soluçãoe é considerado básico todos aqueles que tem pH maior q 7 e vai até 14 e ácido é menor que 7 e vai até zero!
Sabão não é básico, é neutro.Sabonete é básico com pH de aprximadamente 10, outro EXEMPLO são os ovos que tem pH de aroximadamente 8 e soda caustica para desentupir privada que tem pH aproximadamente 13
só de curiosidade o sangue tem pH básico também
e se vc quiser calcular o pH de uma substância é só calcular -log[H+]

















DESENVOLVIMENTO
Propriedades Básicas
Segundo Arrhenius, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azul-marinho ou violeta.
Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)
Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
As bases neutralizam os ácidos, segundo conceito de Arrhenius, formando água e um sal:
H2SO4 + Ca(OH)2 → 2 H2O + CaSO4
(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio = água + sulfato de cálcio)
HCl + NaOHH2O + NaCl
(ácido clorídrico + hidróxido de sódio = água + cloreto de sódio)
Algumas bases (álcalis) conhecidas:

Classificação das bases

Quanto ao número de hidroxilas

Quanto ao grau de dissociação

bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica). Porém, o hidróxido de Berílio e o hidróxido de Magnésio são bases fracas.
  • Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.

Quanto à solubilidade em água

  • Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de
Ser uma base fraca, é solúvel.
  • Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
  • Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação
  • ao volume total.

 

Características

  • Sabor adstringente
  • Sofrem dissociação quando em solução aquosa; ha separação dos ìons conduzindo corrente eletrica.
  • Base é toda a substancia que, em solução aquosa libera como ânion exclusivamente OH- (hidróxido).
  • Quando são dissolvidos em água, os hidróxidos tem seus íons separados. o cátion é um metal, e o ânion é o OH-.
Os ácidos mencionados reagem com hidróxidos tais como NaOH e KOH. Os ácidos sulfônicos e carboxílicos reagem com carbonatos e bicarbonatos, mas os fenóis não reagem. Veja explicação em aula.
Embora os ácidos carboxílicos sejam fracos, a força diminui ainda mais à medida que aumenta o tamanho da cadeia.O ácido acético é fraco, mas o ácido butanoico é ainda mais fraco.

         É possível aumentar a força de um ácido carboxílico substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de carbonos vizinhos (alfa,beta,gama) do carboxila. A substituição é feita com átomos, ou grupos de átomos, que atraem elétrons (efeito mais pronunciado no carbono alfa,mais perto do carboxila) , tais como -Cl , -Br , -OH etc.Veja discussão em aula.
 
As aminas são conhecidas como Bases Orgânicas. Segundo Bronsted-Lowry elas aceitam H+ da água e de ácidos. As aminas acíclicas são mais fortes do que as aromáticas e, nesses grupos, a secundária é mais forte do que a primária, que é mais forte do que a terciária.
         Os alfa-aminoácidos (glicina, alanina, etc) são compostos anfóteros, ou seja, se comportam como ácidos diante de bases e como bases diante de ácidos.Os alfa-aminoácidos podem ser analisados estruturalmente tanto como moléculas quanto na forma de sal bipolar chamado Zwitteríon. A esse respeito veja no estudo dos alfa-aminoácidos quais as estruturas presentes em função do pH da solução.
GRUPO I DA TABELA PERIÓDICA: OS METAIS ALCALINOS Os metais alcalinos não se encontram livres na natureza devido à sua extrema reactividade. Expostos ao ar oxidam-se rapidamente; por essa razão, só as superfícies recém-formadas apresentam brilho metálico. Têm que se guardar ao abrigo do ar, em petróleo ou tolueno, por exemplo, ou numa atmosfera inerte. O comportamento químico dos elementos do grupo I é muito homogéneo. Todos eles apresentam uma primeira energia de ionização extremamente pequena, o que indica, por parte do núcleo, uma atracção fraca, sobre o electrão de valência.

GRUPO II DA TABELA PERIÓDICA: OS METAIS ALCALINO-TERROSOS Os metais alcalino-terrosos, tal como os metais alcalinos, não se encontram livres na Natureza. A causa disso está na grande reactividade que apresentam, inferior, contudo, à dos elementos do grupo I; reagem com numerosas substâncias, principalmente com os elementos não metálicos da parte direita da Tabela Periódica, e reagem, também, com a água; estas reacções diferem, das dos metais alcalinos, no vigor com que se processam. A família dos metais alcalino-terrosos é uma família de comportamento químico homogéneo.

GRUPO VII DA TABELA PERIÓDICA: OS HALOGÉNEOS Os halogéneos são muito reactivos; o seu comportamento químico está de acordo com as energias de ionização e afinidades electrónicas elevadas que os átomos apresentam. Devido à sua grande reactividade, estes elementos não se encontram livres na Natureza. Formam compostos binários praticamente com quase todos os elementos e a reacção processa-se, muitas vezes, de maneira espontânea, à temperatura ambiente.
























CONCLUSÃO
Com base em tudo que foi aqui apresentado, podemos concluir que desde a Antiguidade que são conhecidas as substâncias ácidas e básicas. As primeiras referências dizem respeito ao vinagre e à base hidróxido de sódio ou soda cáustica (“alcali”) obtida no século VII pelos Árabes.
O conceito de ácido e de base foi evoluindo ao longo do tempo, de acordo com os conhecimentos da época e também com a necessidade crescente de explicar fenómenos associados à acidez e à basicidade.


















BIBLIOGRAFIA

Este trabalho é fruto ou base de extração da Internet.
Pagina Web

Google + Wikipédia Enciclopédia livre.
Diciopédia 2004, Porto Editora
http://facultyweb.cortland.edu/~ANDERSMD/ERIK/crit.HTML
(Erikson, Apud., Manuela Monteiro; Milice Ribeiro dos Santos, 2001: p.35
Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.44)
Ficha Técnica
Elaborado por: The Question & Johny
Studio: C. of .B Music Recor E-mail: mmrealizacoes@hotmail.com
Encontra no BLOG : mmrealizacoes@blogsport.com/
+244 - 915078844
Luanda, Angola
2012.



Estudo dos Gases



INTRODUÇÃO
Um gás é o conteúdo da fase gasosa por outras palavras uma Equação de estado de um gás é uma relação matemática entre a pressão, o volume e a temperatura deste gás.



















DESENVOLVIMENTO
Estudo dos Gases
Um gás é o conteúdo da fase gasosa.
Por razões didácticas, dividem-se os gases em duas categorias.

           Na verdade, nenhum gás é perfeito; só pode ser tratado como tal um gás na muito baixa pressão e temperatura

GÁS PERFEITO

Há duas maneiras de definir um gás como perfeito:
Da teoria e da combinação destas leis, deduz-se a equação de estado dos gases perfeitos:
O produto da pressão e do volume divido pela temperatura é constante para um mol de qualquer gás:
P.V = R
 T
A constante R é chamada constante dos gases perfeitos e o seu valor numérico depende das unidades utilizadas:
R = 8.314 J.K-1.mol-1 = 0.08206 L.atm.K-1.mol-1 = 1.9872 cal.K-1.mol-1

 

GÁS REAL

Os gases reais são todos os gases, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados como gases perfeitos.
Diversas equações de estado dos gases reais foram propostas, como:
Introduz-se também o coeficiente de compressibilidade Z para medir a não idealidade dos gases reais.
A Lei de Boyle-Mariotte

A temperatura constante (condições isotermas), o produto PV de uma quantidade definida de gás é constante para muitos gases. Qualquer aumento da pressão P produz uma diminuição do volume V de tal maneira que o produto PV fica constante.

A uma temperatura diferente (mantida constante), o produto PV é também constante com a variação de pressão porém tem um valor diferente. O mesmo, se a quantidade de gases é mudada. Um gráfico PV em relação a P, deveria, se o gás fosse perfeito, apresentar uma recta para qualquer pressão. Existe uma temperatura onde o gás real aparentemente obedece à lei de Boyle-Mariotte. Esta temperatura é chamada de temperatura de Mariotte.

A Lei de Gay-Lussac é uma lei dos gases perfeitos: o volume constante, a pressão de uma quantidade constante de gás aumenta proporcionalmente com a temperatura.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS GASES
São substâncias em que as partículas constituintes se encontram muito distanciadas umas das outras.
São muito compreensíveis isto é por acção de uma pressão externa consegue comprimir – se um gás para que seja ocupado um volume muito inferior. Ex nas botijas de gás.




CONCLUSÃO

Conclui que a lei dos gases perfeitos em relação a outros gases implica que à pressão constante, o volume de uma quantidade constante de gás aumenta proporcionalmente com a temperatura.



  

































BIBLIOGRAFIA

Este trabalho é fruto ou base de extração da Internet.
Pagina Web

Google + Wikipédia Enciclopédia livre.
Diciopédia 2004, Porto Editora
http://facultyweb.cortland.edu/~ANDERSMD/ERIK/crit.HTML
(Erikson, Apud., Manuela Monteiro; Milice Ribeiro dos Santos, 2001: p.35
Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.44)
Ficha Técnica
Elaborado por: The Question & Johny
Studio: C. of .B Music Recor E-mail: mmrealizacoes@hotmail.com
Encontra no BLOG : mmrealizacoes@blogsport.com/
+244 - 915078844
Luanda, Angola
2011.




Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?