Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Carga Eléctrica, Interacção dos Corpos Carregados, Transparência De Carga Elétrica De Um Corpo Para O Outro, Corpos maus condutores e bons condutores de carga elétrica e exemplo



INTRODUÇÃO

Electrostática é o ramo da electricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas eléctricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da electricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga eléctrica, ou electrizados.






































DESENVOLVIMENTO

Carga Eléctrica

Carga Eléctrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio, são imperceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas num corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado eletricamente quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças, de atração ou repulsão, uns sobre os outros. A unidade de medida da grandeza carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o coulomb, representado por C, que recebeu este nome em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.

Entre partículas elétricas existem forças gravitacionais de atração devido às suas massas e forças elétricas devido às suas cargas elétricas. Nesse caso, as forças gravitacionais podem ser desprezadas, visto que a massa de uma partícula é ínfima. A força gravitacional só é perceptível quando há a interação entre corpo de massas de grandes proporções, como a terra e a lua, por exemplo.

As partículas elementares são o próton, o elétron, o nêutron e o fóton. Os prótons e os elétrons possuem cargas elétricas iguais em módulo, enquanto que os nêutrons e os fótons são eletricamente neutros. Por mera convenção defini-se que os prótons possuem uma carga elétrica elementar de uma unidade positiva, representada por +e, e também que os elétrons têm uma carga elétrica negativa, expressa por -e.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lei de Coulomb

Pela lei de Coulomb, duas cargas elétricas pontuais de 1 coulomb separadas de um metro exercem uma sobre a outra uma força de 9 × 109 N, isto é, aproximadamente o peso de 9 000 000 toneladas. O coulomb é, portanto, uma unidade de ordem de grandeza elevada para exprimir quantidades de cargas estáticas e utilizam-se geralmente seus sub-múltiplos microcoulomb (μC) ounanocoulomb (nC).
Outras unidades de medida de carga elétrica, usadas em situações especiais, são:
§        Carga elementar (e);
§        Ampère-hora (Ah);
§        Abcoulomb (AbC);
§        Statcoulomb (StC).

Os tipos de carga eléctrica

Os dois tipos de carga eléctrica são; positiva e a negativa

Interacção dos Corpos Carregados

Quando se fala de cargas elétricas em repouso, torna-se necessário contemplar suas interações com outras cargas elétricas. Estas interações ocorrem a distância, sem contato físico entre os corpos carregados. Cada uma das cargas elétricas em questão cria em torno de si um campo elétrico que decresce com o inverso do raio. Ou seja, quanto maior a distância, menor será a intensidade do campo elétrico. Isto é aceitável, uma vez que o fluxo de linhas de campo é mais intensa para áreas menores, num campo que diverge de maneira radial. A figura ao lado mostra um campo elétrico gerado para uma carga positiva, com a linha azul representando uma circunferência tomada para analisar a concentração das linhas de campo por comprimento.

Nota-se que a concentração é maior na circunferência azul do que na vermelha, que é mais longa, porém tem a mesma quantidade de linhas de campo. Em geral, as interações tem maior intensidade quando os entes físicos que interagem estão mais próximos, obviamente.

Várias são as manifestações da eletricidade estática. Um exemplo comum no cotidiano é um monitor de computadorcarregado ou televisão. Ao aproximar os pêlos do braço ou o cabelo, estes ficam esticados conforme as forças de atração eletrostática devido à carga líquida do monitor.
Os processos de eletrização são basicamente três: atrito, condução (contato) e indução.
O mais comum é o por atrito, processo no qual acontece a interação entre os átomos de modo que alguns elétrons da superfície de um dos objetos acaba se deslocando para o outro objeto, de modo que um deles fica carregado positivamente, se cedeu elétrons e o outro fica carregado negativamente, se ganhou elétrons.
Já no processo por contato, geralmente envolvendo metais, os corpos em contato trocam elétrons até atingirem o potencial eletrostático mínimo, ou seja, o equilíbrio eletrostático.
No processo por indução um corpo carregado se aproxima de um condutor neutro. Ao se ligar um terra no corpo neutro, estas cargas se deslocam pelo terra e, após desligar o terra, o condutor fica carregado com cargas opostas às cargas do corpo indutor.

Todos os processos ocorrem de modo que os objetos atinjam um potencial que envolva uma energia mínima, ou seja, um potencial eletrostático menor possível.

Transparência De Carga Elétrica De Um Corpo Para O Outro

Como certos átomos são forçados a ceder elétrons e outros a receber elétrons, é possível produzir uma transferência de elétrons de um corpo para outro.
Quando isso ocorre, a distribuição igual das cargas positivas e negativas em cada átomo deixa de existir. Um corpo com mais elétrons que prótons apresenta carga com polaridade negativa (-). Já, com mais prótons que elétrons, o corpo apresenta carga com polaridade positiva (+).
Quando um par de corpos contém a mesma carga, isto é, ambas positivas (+) ou ambas negativas (-), diz-se que eles apresentam cargas desiguais ou opostas.

A quantidade de carga elétrica que um corpo possui, é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que o corpo contém. O símbolo que representa a quantidade de carga elétrica de um corpo é a letra Q e sua unidade de medida é o Coulomb (C).









Corpos maus condutores e bons condutores de carga elétrica e exemplo

Os materiais onde as cargas se conservam no lugar onde elas surgem são chamados isolantes, maus condutores ou dielétricos. Exemplo: Vidro
         Os materiais onde as cargas se espalham imediatamente são chamados condutores.   
    É o caso dos metais.   
  
Nos condutores metálicos,  os elétrons mais afastados do núcleo são fracamente ligados ao mesmo podendo abandonarem o átomo e movem-se pelos espaços interatômicos - esses são os chamados elétrons livres.

·                                 O dos  utensílios de que nos servimos para fazer reparações eléctricos são metálicos, mas as extremidades em que tocamos com as mãos estão revestidas de plástico, Porquê? Os metais , como o cobre, são bons condutores da corrente elétrica.• O plástico , a borracha e o são maus condutores da corrente elétrica.
·                                 3. • Bons condutores elétricos,  Maus condutores elétricos são todos os materiais que a são os materiais cuja corrente elétrica passa corrente elétrica não passa. entre. Também se lhes chamaEstes também são chamados de isoladores. condutores elétricos.
·                                 4. • Para construir os circuitos elétricos e os aparelhos elétricos são necessários materiais bons e maus condutores: os bons para que a corrente elétrica passe através deles e os maus para nos protegermos da corrente elétrica.• certamente já reparaste que os fios que ligam os aparelhos elétricos á tomada são de cobre e têm um revestimento exterior de plástico, borracha ou algodão.
·                                 5. O que é a corrente elétrica?
·                                 6. Diz-se que a corrente elétrica é um movimento orientado de partículas com carga elétrica.• nos metais, é um movimento orientado de elétrões livres.• nas soluções condutoras, é um movimento orientado de iões positivos, num sentido e iões negativos no sentido oposto.
·                                 7. Corrente elétrica continua e alternada
·                                 8. todas a pilhas têm um polo positivo e negativo, por onde passa a corrente elétrica dependendo do seu sentido.Nos circuitos elétricos há dois sentidos:• o sentido convencional da corrente elétrica- do pólo positivo para o negativo.• o sentido real da corrente elétrica- do pólo negativo para o positivo.
·                                 9. • corrente continua – quando os • corrente alternada - quando pólos positivos e negativos de outra fontes de energia uma pilha não mudam. Estas elétrica produzem corrente fontes de energia produzem electrica que muda periodicamente de sentido, corrente elétrica que tem pois o movimento das sempre o mesmo sentido, pois partículas ora se dá num o movimento das partículas sentido, ora se dá noutro. com carga elétrica não muda de sentido
Exemplo: Corpos carregados apresentam o número de prótons diferente do número de elétrons.

n     Negativamente - Há um excesso de elétrons no corpo.
n     Positivamente – Há uma falta de elétrons no corpo







































CONCLUSÃO

Conclui que a carga elétrica é uma grandeza que se conserva. Ou seja, se um corpo inicialmente neutro perder elétrons, perderá certa quantidade de cargas elétricas negativas. Portanto, irá adquirir um mesmo valor, em módulo, de cargas positivas.

As cargas elétricas são sujeitas a atração ou repulsão umas com as outras, segundo o princípio: “cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Cargas elétricas de sinais opostos se atraem”. Por exemplo: as positivas se repelem umas das outras. As negativas se repelem umas das outras. Mas cargas positivas e cargas negativas se atraem. Isto pode ser observado simplesmente ao eletrizar dois objetos como dois pedaços de PVC. Uma vez que os dois estiverem carregados com cargas de mesmo sinal, surgirá entre eles uma força de repulsão.



























BIBLIOGRAFIA

Este trabalho é fruto ou base de extração da Internet.
Pagina Web

Google + Wikipédia Enciclopédia livre.
Diciopédia 2004, Porto Editora
http://facultyweb.cortland.edu/~ANDERSMD/ERIK/crit.HTML
(Erikson, Apud., Manuela Monteiro; Milice Ribeiro dos Santos, 2001: p.35
Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000: p.44)
Ficha Técnica
Elaborado por: The Question & Johny
Studio: C. of .B Music Records E-mail: mmrealizacoes@hotmail.com
Encontra no BLOG: mmrealizacoes@blogsport.com/
+244 - 913137535
Luanda, Angola
2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?