Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Australopithecus africanus


Australopithecus africanus
Australopithecus africanus é uma espécie antiga dehominídeo, um australopitecídeo que viveu entre 2 e 3 milhões de anos atrás, durante o período conhecido como Pleistoceno.[1] Foi descrita por Raymond Dartem 1924, com base no "Crânio Infantil de Taung", umcrânio de um ser jovem que Dart pensou ser o “elo perdido” da evolução entre os símios e os sereshumanos. Dart considerou ser o achado relativo a uma espécie nova, devido ao pequeno volume do seu crânio, mas com uma dentição relativamente próxima doshumanos e por ter provavelmente tido uma postura vertical.
Esta revelação foi muito criticada pelos cientistas da época, entre os quais Sir Arthur Keith, que postulava que não passava do crânio de um pequeno gorila. Como o “crânio Infantil de Taung”, realmente um crânio dum ser jovem, havia espaço para várias interpretações e, mais importante, nessa altura não se acreditava que o “berço da humanidade” pudesse estar em África.
As descobertas de Robert Broom em Swartkrans, nadécada de 1930 corroboraram a conclusão de Dart, mas algumas das suas ideias continuam a ser contestadas, nomeadamente a de que os ossos de gazela encontrados junto com o crâneo podiam ser instrumentos daquela espécie.
Australopithecus robustus
Este Australopithecus possuía um corpo similar ao do africanus, mas com um crânio e dentes maiores e mais robustos. O seu período de existência está balizado entre 2 e 1,5 milhões de anos. A sua face maciça é plana, sem testa e com a zona da crista das sobrancelhas bastante desenvolvida. Possuía dentição frontal relativamente pequena, mas dentes possantes para trituração incluídos numa mandíbula inferior de significativas proporções.
A maior parte dos espécimes apresentava crista sagital. A sua dieta alimentar seria pobre, provavelmente vegetariana, incidindo em alimentos que necessitassem sobretudo de mastigação. A média geral do cérebro é de aproximadamente 530 cc. 
Restos ósseos exumados em conjunto com os esqueletos de robustusindicam a sua provável utilização como utensílios de escavação.





Homo habilis
É uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Plistocénico (1,5 a 2 milhões de anos). Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos na Suazilândia em 1964 por Louis Leakey e seus colegas.
Esta espécie é, das pertencentes ao género Homo, a que menos se parece com o H. sapiens, com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. OH. habilis foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas depedra lascada, o que lhe valeu o nome específico: habilis, o habilidoso. Suas ferramentas eram feitas de ossos, madeira, e principalmente a pedra (lascada).
Actualmente a maioria dos cientistas considera que o H. habilis é um antepassado directo do homem moderno, mas esta opinião não é consensual. A própria classificação desta espécie, bem como do H. rudolfensisno género Homo tem vindo a ser muito discutida até os dias actuais.
Há evidências de que o H. habilis era um predador mas também presa, nomeadamente do Dinofelis, um felino da sub-família extinta Machairodontinae.
Nome: Homo habilis
Época: Plioceno
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 30 a 40 quilos
Tamanho: 1 metro de altura



Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?