Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

quarta-feira, 17 de Agosto de 2011

Gestão Ambiental em Angola


A GESTAO AMBIENTAL EM ANGOLA
Andre Domingos de Oliveira estudante do cursoo de Tecnico Gestao Empresarial
Rosario Paulo Sebastiao
Esperança Boley Vuvu                                                                           
Jorge Domingos
Jose Vatula
Jessica de Jesus
Mauricio Manoel Mendes
Paulino Gomes Hucui

Agradecimento                  
              Os nossos cordiais agradecimentos e gratidão vão para a nossa orientadora de pesquisa a profª.  Lívia Santana eas instituições que nos serviram como fontes de pesquisa, nomeadamente a biblioteca da  União dos escritores angolanos, a biblioteca da Universidade católica de Angola  a biblioteca nacional e algumas da web na Google.





                                                                                                                                                                                      
                          
Resumo
.................... 250 palavras
Palavras Chaves
Empresas gestao ambiente residuos impacto





INTRODUCAO
            O planeta terra aparentemente se mantém instável isto porque, sofre modificações continuas de varias formas. E estas mudanças ocorrem numa escala de tempo que


 tem efeitos que podem espalhar-se em diferentes áreas do meio ambiente.

            A gestão ambiental não é um conceito novo nem mesmo uma necessidade nova. O homem sempre teve de interagir responsavelmente com o meio ambiente. Nos casos em que tal não ocorreu, o homem teve de enfrentar as conseqüências drásticasda sua atuação sobre o meio ambiente.

            A acumulação indiscriminada de resíduos que se verificou na Idade Média, com a conseqüente poluição da água e do ar, resultou em gravíssimos problemas de saúde pública. A industrialização veio agravar este problema ao contribuir de forma bastante acentuada para a poluição do meio ambiente.

           Assim sendo o manejo e a utilização consciente e sustentável dos elementos que, integram o meio ambiente e, cuja interação permite o seu equilíbrio incluindo o ar, a água,solo subsolo os seres vivos e todas condições climáticas que afetam o eco sistema. A isto denomina-se por gestão ambiental.

           Atualmente os principais poluentes são as empresas daí a necessidade de conhecer e implementar novas técnicas, metodologia e sistema de gestão ambiental nas empresas nacionais (Angola).

            Entre tanto as empresas como principais causadoras da poluição ambiental, constituem um fluxo da existência de gases que afetamsaúde humana e não só. Por isso a gestão ambiental tem os princípios básicos e técnicos específicos que ajudam a encontrar soluções para a resolução de diversas poluições.

           As idéias que visam a preservação do meio ambiente constituem uma ferramenta importantíssima para a preservação do meio ambiente e a manutenção do planeta terra.

           As inovações tecnológicas têm trago consigo alguns efeitos que são visíveis na natureza. por isso surge a necessidade de se implementar as técnicas de gestão e preservação devendo ser explicadas a todas as pessoas singulares e coletivas bem como a sociedade em geral, com principal ênfase para em primeira instancia os maiores poluidores do meio ambiente que são as sociedades Industriais.


Materiais e Metodos ou Desenvolvimento
maximo 1000 palavras

Desenvolvimento
A GESTAO AMBIENTAL é o manejo e a utilização dos recursos naturais de forma racional e consciente.
 A gestão ambiental é importante porque esta relacionada com a qualidade de vida. Ou seja quando cuidamos do ambiente prolongamos a nossa vida Onde e como tratar o lixo domestico, onde urinar estes pequenos detalhes porém importante podem mudar a qualidade de vida.
As empresas angolanas de gestão ambiental defendem a necessidade de haver mecanismo e instrumento de gestão do ambiente, sobre tudo da terra, que permitam o tratamento e a integração das politicas e programas do governo tendentes a obtenção de uma economia ecológica.
Existem vários factores que influenciam as mudanças climáticas, entre estes a poluição ambiental, o abatimento discriminado de árvores, a má gestão do lixo orgânico e industrial e a emissão de gases  
Para tal, são obrigados a criar programas ambientais para manter o ambiente estável. As empresas produzem poluentes que degradam o ambiente e não só embora não seja satisfatória a questão ambiental nas empresas angolanas, o executivo esta a criar políticas nacionais que visam disciplinar as empresas.
Ainda o executivo está a criar mecanismos de regulamentação e fiscalização para educar as empresas a usar e aproveitar os recursos naturas de forma racional. 
Para houver uma gestão ambiental organizada necessitasse de uma área específica na organização com os objectivos de sensibilizar os talhadores para que haja estabilidade dos recursos que podem afectar o meio ambiente. Nessa ordem de ideias o processo de gestão vária de empresa para empresa.
Nas empresas angolanas as técnicas de gestão ambiental se fazem necessárias nos dias actuas tendo em vista as serias dificuldades que o nosso planeta vem atravessado.
 A irracionalidade humana nos tempos anteriores e até mesmo nos dias de hoje trouxeram e continua a trazer consequências ao meio ambiente e estes actos fazem surgir catástrofe como tornado em grandes escalas, maremotos tsunamis, aquecimento global, derretimento de geleiras, aumento do nível das águas do mar, destruição da fauna e da flora dentre outras serieis de impacto ambiental de pequeno e grande porte. Alertando e conscientizando as pessoas que são as pequenas atitudes que fazem as maiores diferencia que fazem um mundo melhor.        
IMPACTO AMBIENTAL
É a alteração do meio ambiente ou em alguns dos seus componentes por determinada acção ou actividade humana.
O impacto ambiental surge através das manifestações dos diferentes fenómenos que afectam o ambiente.
O objectivo principal do impacto ambiental é de se estudar a gestão ambiental e de avaliar as certas consequências de algumas acções para que possa haver prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certo projecto ou acções ou longo do tempo.
O impacto ambiental surge principalmente de vido a interferência que o homem faz na natureza, e através dos poluentes que as empresas industrias e não só produzem. Tais impactos causam uma degradação no processo de funcionalidade saudável no ambiente.
Os diversos elementos que integram o ambiente e cuja inteiração permite o seu equilíbrio, incluindo o ar, a água, o solo, o subsolo os seres vivos e todas as condições socioeconómicas que afectam as comunidades. Tudo isto são componentes ambientas e sofrem com os diferentes impactos causado no ambiente.
A responsabilidade de construir um meio ambienta limpo e verde é um dever de todos, portanto torna-se necessário para as empresas neste contexto a aplicação de uma boa política de gestão ambiental, tendo como objectivo não somente a boa imagem da empresa diante dos seus clientes e consumidores mas também sua rentabilidade.Desta forma fica evidenciado que a questão ambiental não é mas uma forma de responder a questão legas e sim factores de competitividade, conquista de mercado e manutenção da produção
IMPORTANCIA DE GESTÃO ANBIATAL NAS EMPRESAS
A pratica da gestão ambiental introduz a variável ambiental no panejamento empresarial e quando bem aplicada permiti a redução de custos directos pelas diminuições dos desperdiço de matérias-primas de recursos cada vez mais excessos e mas dispendiosos, como a água e energia e de custos indirectos por sanções e indermionizações relacionadas ao dano ao meio ambiente ou a saúde e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

Um exemplo prático de políticas para inserção de gestão ambiental nas empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.
 Os problemas ambientais em nível mundial começam a se tornar preocupantes.   Como exemplos significativos, destacam-se o aumento de temperatura da Terra, a destruição da camada de ozónio, o esgotamento acelerado dos recursos naturais, etc. Todos estes problemas levam à busca de um novo modelo de crescimento económico que considere mais a preservação do meio ambiente.

Medidas de Prevenção Ambiental

No meio ambiente através de diversas maneiras em seus processos como produção a Inúmeras medidas de protecção que buscam a minimizar os impactos produzidos pelos processos produtivos das empresas.   No entanto, essas medidas visam o tratamento do resíduo após sua geração (medidas de carácter correctivo) assim o processo produtivo devido o custo elevado da implantação de sistemas de tratamentos.   Por isso, deve-se buscar formas que viabilizem a optimização desses processos.

Para melhorar a gestão ambiental, as empresas devem traçar um planeamento onde devem constar os seguintes parâmetros:
- Controlo da poluição do ar
- Controlo da poluição da água
- A gestão de resíduos
- Utilização de matérias-primas
- Roídos
- A prevenção de acidentes e incêndios                                                                  
Se as empresas angolanas traçarem esta tipo de planeamento onde devem constar este parâmetros nos teríamos uma gestão ambiental muito e ficais o que se pretende mostrar com esta abordagem da evolução industrial e agrícola, é que houve, em certo período de desenvolvimento, não só do Brasil, mas do mundo, uma grande expansão no número de indústrias, um crescente processo de mecanização agrícola e, conseqüentemente, dos impactos negativos gerados na natureza. também demonstrar que por mais que o homem tente, ele não demonstra condições possíveis de destruir o planeta, mas é provável que o faça com a natureza, aqui também conhecida como ecossistema, ambientais independente da técnica utilizada, visa garantir recursos naturais para as gerações futuras .



............................

Resultados e discussao
........................

Conclusoes
Maximo 200 palavras
..................

Referencias
...............................


OBJECTIVOS GERAIS

Conhecer o processo de gestão ambiental em Angola.
Compreender a importância e a implmentacao da gestão ambiental na gestao das empresas nacionais (Angola).
Conhecer as empresas que trabalham com gestão ambiental em Angola.























OBJECTIVOS ESPECIFICOS
           
                  Neste trabalho pretendemos abordar, a gestão ambiental em angola dando maior ênfase as empresas nacionais, visto que as empresas são os maiores produtores de resíduos poluentes do meio ambiente

Descrever as medidas de proteção ambiental implementadas nas empresas

Conhecer os mecanismos de gestão destinados a controlar e a minimizar os impactes ambientais causados pelas suas atividades, produtos e serviços.

Ajudar as pessoas a estarem conscientes sobre os efeitos causados pelas suas ações sobre o meio ambiente, com vista a melhoria a qualidade de vidaambiente.




























AGRADECIMENTOS
           
            Os nossos cordiais agradecimentos e gratidão vão para a nossa orientadora de pesquisa a profª.  Lívia Santana eas instituições que nos serviram como fontes de pesquisa, nomeadamente a biblioteca da  União dos escritores angolanos, a biblioteca da Universidade católica de Angola  a biblioteca nacional e algumas da web na Google.






















PALAVRAS CHAVES
Empresas gestao ambiente residuos impacto















Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

Ocorreu um erro neste dispositivo

Estamos sob cuidado de Deus

Olá pessoal aqui é o vosso boy The Question

Ocorreu um erro neste dispositivo

O que você acha do meu pqno cantinho?

Circulo de Negociações Luanda / Angola