Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

terça-feira, 19 de julho de 2011

Texto Injuntivo

INTRODUÇÃO
Neste trabalho investigativo de Língua Portuguesa que nos foi dado vamos falar sobre os Textos Injuntivo ou Apelativo, suas características e alguns exemplos uma vez que qualquer texto injuntivo ou apelativo tem a finalidade de instruir o leitor. Por esse motivo, sua estrutura se caracteriza por verbos no imperativo: ordenando ou sugerindo.


























DESENVOLVIMENTO
Textos Injuntivo ou Apelativo e suas Características
Uma frase injuntiva é uma frase que exprime uma ordem, dada ao locutor, para executar (ou não executar) tal ou tal acção. As formas verbais específicas destas frases estão no modo injuntivo e o imperativo é uma das formas doinjuntivo.

«2. Emprega-se a expressão função injuntiva para designar a função da linguagem chamada «conativa» ou «imperativa»: o locutor impele o destinatário a agir de determinada maneira.»

E agora transmito o que dizem Maria Francisca Xavier e Maria Helena Mateus no «Dicionário de Termos Linguísticos»:

«Diz-se que uma frase é injuntiva se exprimir uma ordem de execução ou não execução de uma determinada acção. Por vezes, emprega-se a expressão «função injuntiva» para designar a função apelativa de linguagem, por meio da qual o locutor conduz o alocutário a reagir de um determinado modo.
Texto injuntivo-instrucional - Têm como objectivo controlar o comportamento do destinatário – são textos que incitam á acção, impõem regras ou fornecem instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correcta de instrumentos.
Exemplos:
- Instruções de uso
- Instruções de montagem
- Regras de utilização
- Leis












Suas Características

Textos injuntivos aparecem auxiliares modais de modalidades imperativas, sobre tudo ordem, obrigação e prescrição;b) são constituídos essencialmente de verbos dinâmicos (ações);c)aparecem verbos enunciativos mais no discurso indireto, e ligados à condição do produtor do texto de incitador e do recebedor de potencial executor das ações: mandar, ordenar, determinar, pedir, suplicar,sugerir, recomendar, etc.
23Travaglia (1991, capítulo 5) propõe e distingue três tipos de tempos envolvidos na formulação dos textos: o referencial, o do texto e o da enunciação.24As porcentagens referem-se aos verbos com a categoria de tempo atualizada. Para os casos que não se apresentam porcentagens, o autor considerou os dados encontrados não significativos quantitativamente,mas confirmando a hipótese
Em linguística, tipos textuais refere-se à estrutura composicional dos textos. Hoje, admite-se cinco tipos textuais, a saber: narrativo,argumentativo-dissertativo, expositivo-explicativo, descritivo, dialogal-conversacional e injuntivo-instrucional.
A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado, sempre há começo meio e fim. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.
A argumentação ou dissertação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto, e para sustentar a ideia do autor é apresentado argumentos proprios e teses conceituais.
Nos textos descritivos, o autor descreve um momento especifico , a descrição e superficial, ou seja, o emissor supõe que o receptor tenha conhecimento do assunto.
No texto explicativo, o emissor supõe que o receptor não tem conhecimento do assunto, ocorre uma descrição detalhada, um exemplo de explicativo são os livros didaticos.








Os textos injuntivos, por sua vez, são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. Nesses textos, as frases, geralmente, são no modo imperativo. Bons exemplos desse tipo de texto são as receitas e os manuais de instrução.
É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros texuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso etc.
Assim, um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas e assim por diante.































Textos Apelativo

A função apelativa é usada quando o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Os melhores exemplos de textos que têm essa função são os textos publicitários, cuja finalidade é envolver o leitor, influenciar o seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva.
Observe no texto acima, extraído de um anúncio publicitário, uma característica típica da função apelativa: verbos empregados no modo imperativo (fuja, escolha, procure) e pronomes na 2ª ou na 3ª pessoas (o seu agente de viagens).
Funções da Linguagem

Para melhor compreensão das funções de linguagem,
torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação.

Elementos da comunicação
emissor - emite, codifica a mensagem

receptor - recebe, decodifica a mensagem

mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor

código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem

referente - contexto relacionado a emissor e receptor

canal - meio pelo qual circula a mensagem

Obs.: as atitudes e reações dos comunicantes são também referentes
e exercem influência sobre a comunicação
















Função apelativa (ou conativa)

Centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor.
Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa,
além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas
que se dirigem diretamente ao consumidor.

Função fática
Centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor,
ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Função poética
centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor.
Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras,
suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias,
letras de música, em algumas propagandas etc.

Função metalingüística
centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma.
A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto.
Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem.

Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem.
O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.






















CONCLUSÃO

Depois de uma breve investigação sobre os Textos Injuntivos ou Apelativos e suas características a coletânea do nosso grupo concluiu que;

Textos Injuntivos ou Apelativos é o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informação. Instrui o leitor! Não é o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientação transformadora. O texto injuntivo-instrucional pode ter o poder de transformar o comportamento do leitor.

A identificação, distinção e caracterização das diferentes categorias de texto é um dos objetivos da Lingüística no contesto Textual, toda via ao nos debruçarmos sobre os textos Injuntivos em uma sociedade e cultura, vemos que esta não é uma tarefa simples. Tanto a identificação quanto a distinção das categorias de textos dependem diretamente de sua caracterização, porque o simples nome atribuído pelos usuários dos textos nunca é suficiente para identificar e diferenciar as categorias de texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?