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sexta-feira, 7 de outubro de 2011

access 2010


INTRODUÇÃO
O Microsoft Access 2010 é de utilização simples, com modelos prontos a utilizar para seu entusiamo e poderosas ferramentas que se mantêm relevantes à medida que os seus dados crescem.
O Access 2010 permite tirar o máximo partido das suas informações, mesmo que não seja um perito em bases de dados. Além disso, através das bases de dados Web adicionadas recentemente, o Access amplifica o poder dos seus dados, tornando-os mais fáceis de controlar, reportar e partilhar com outras pessoas. Os seus dados nunca estarão mais longe do que o browser mais próximo.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

Manejo de Base de Dados Access 2010

O Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um Sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft, incluído no pacote do Microsoft Office Professional, que combina o Microsoft Jet Database Engine com uma interface gráfica do utilizador (graphical user interface). Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.
Uma base de dados é uma colecção de informações relacionadas com um determinado assunto ou objectivo, tal como registar as encomendas de clientes ou manter uma colecção de música. Se a base de dados não estiver armazenada num computador, ou apenas estiverem armazenadas partes da mesma, pode estar a registar informações de uma diversidade de fontes que tem de coordenar e organizar.
Por exemplo, suponha que os números de telefone dos fornecedores estão armazenados em várias localizações: num ficheiro de cartões com números de telefone de fornecedores, em ficheiros de informações do produto num arquivo de ficheiros e numa folha de cálculo com informações sobre a encomenda. Se o número de telefone de um fornecedor for alterado, poderá ter de actualizar essa informação nos três locais. Numa base de dados do Access bem estruturada, o número de telefone é armazenado apenas uma vez e, como tal, só tem de actualizar essa informação num local. Como resultado, quando actualiza o número de telefone de um fornecedor, este é automaticamente actualizado em todos os locais onde aparece na base de dados.

 

 

 

 



 


 

CONSTITUIÇÃO DE UMA BASE DE DADOS

Pode utilizar o Access para gerir todas as informações num ficheiro. Num ficheiro de base de dados do Access, pode utilizar:
·                                 Tabelas para armazenar os dados.
·                                 Consultas para localizar e obter apenas os dados pretendidos.
·                                 Formulários para ver, adicionar e actualizar dados nas tabelas.
·                                 Relatórios para analisar ou imprimir dados num esquema específico.
Dados de tabelas utilizados numa consulta, num formulário e num relatório
Chamada 1 Armazene dados uma vez numa tabela, mas veja-os a partir de várias localizações. Quando actualiza os dados, estes são automaticamente actualizados em todos os locais onde aparecem.
Chamada 2 Obtenha dados utilizando uma consulta.
Chamada 3 Veja ou introduza dados utilizando um formulário.
Chamada 4 Apresente ou imprima dados utilizando um relatório.
Todos estes itens - tabelas, consultas, formulários e relatórios - são objectos da base de dados.

            Nota: Algumas bases de dados do Access contêm ligações a tabelas que estão armazenadas em outras bases de dados. Por exemplo, pode ter uma base de dados do Access que só contém tabelas e outra base de dados do Access que contém ligações para essas tabelas, bem como consultas, formulários e relatórios que se baseiam nas tabelas ligadas. Na maioria dos casos, não importa se uma tabela é uma tabela ligada ou se está realmente armazenada na base de dados.

TABELAS E RELAÇÕES

Para armazenar os dados, crie uma tabela para cada tipo de informações que regista. Os tipos de informações podem incluir informações do cliente, produtos e detalhes da encomenda. Para juntar os dados de várias tabelas numa consulta, num formulário ou num relatório, defina relações entre as tabelas.
Nota: Numa base de dados Web, não pode utilizar o separador de objecto Relações para criar relações. Pode utilizar campos de pesquisa para criar relações numa base de dados Web.
Dados armazenados em tabelas associadas em campos relacionados
Chamada 1 As informações do cliente que já existiram numa lista de correio encontram-se agora na tabela Clientes.
Chamada 2 As informações da encomenda que já existiram numa folha de cálculo encontram-se agora na tabela Encomendas.
Chamada 3 Um Código exclusivo, tal como o Código do Cliente, distingue um registo de outro numa tabela. Ao adicionar o campo Código exclusivo de uma tabela a outra tabela e ao definir uma relação entre os dois campos, o Access pode corresponder registos relacionados de ambas as tabelas, de modo a poder juntá-los num formulário, num relatório ou numa consulta.








TRABALHO COM TABELA

1.               Inicie o Access.
2.               No separador Ficheiro, clique em Abrir.
3.               Na caixa de diálogo Abrir , clique no tipo de ficheiro que pretende abrir na lista. Se não estiver certo do tipo de ficheiro, clique em Todos os Ficheiros (*.*).
4.               Se for necessário, procure a pasta que contém o ficheiro que pretende abrir. Quando localizar o ficheiro, faça duplo clique no mesmo para o abrir.
5.               Siga as instruções do assistente. Na última página do assistente, clique em Concluir.

Importar ou ligar dados a uma base de dados do Access existente    Pode importar dados de outras origens e programas para as tabelas do Access, de forma a que os dados sejam incluídos no ficheiro do Access, ou pode ligar aos dados a partir do Access, de forma a que os dados permaneçam no ficheiro original (fora do ficheiro do Access).
1.               No separador Dados Externos, no grupo Importar e Ligar, clique no formato no qual os dados estão armazenados.

MANUSEAMENTO DA BASE DE DADOS  CONSULTAS
Uma consulta pode ajudar a localizar e a obter os dados que satisfazem as condições especificadas - incluindo dados de várias tabelas. Também pode utilizar uma consulta para actualizar ou eliminar vários registos ao mesmo tempo e para executar cálculos predefinidos ou personalizados nos dados.
Uma consulta a devolver resultados de diferentes tabelasNão pode utilizar uma consulta para actualizar ou eliminar registos numa base de dados Web.


















Chamada 1 A tabela Clientes tem informações sobre clientes.
Chamada 2 A tabela Encomendas tem informações sobre encomendas do cliente.
Chamada 3 Esta consulta obtém os dados de Código da Encomenda e Data Requerida a partir da tabela Encomendas, e os dados de Nome da Empresa e Cidade a partir da tabela Clientes. A consulta devolve apenas as encomendas que foram requeridas em Abril, e apenas para os clientes que residem em Londres.

FORMULÁRIOS

Pode utilizar um formulário para ver, introduzir e alterar facilmente os dados uma linha de cada vez. Também pode utilizar um formulário para executar outras acções, tais como enviar dados para outra aplicação. Normalmente, os formulários contêm controlos que estão ligados a campos subjacentes nas tabelas. Quando abre um formulário, o Access obtém os dados de uma ou mais dessas tabelas e, em seguida, apresenta os dados no esquema escolhido quando criou o formulário. Pode criar um formulário utilizando um dos comandosFormulário no Friso, o Assistente de Formulários, ou criar um formulário na vista de Estrutura.
Utilize a vista de Esquema, não a vista de Estrutura, para criar formulários e relatórios nas bases de dados Web.
Os formulários podem ajudar a ver e a introduzir dados
Chamada 1 Uma tabela apresenta vários registos em simultâneo, mas poderá ter de deslocar-se horizontalmente para ver todos os dados num único registo. Igualmente, quando vê uma tabela, não pode actualizar os dados de mais de uma tabela ao mesmo tempo.
Chamada 2 Um formulário realça um registo de cada vez e pode apresentar campos de mais de uma tabela. Também pode apresentar imagens e outros objectos.
Chamada 3 Um formulário pode conter um botão no qual pode clicar para imprimir um relatório, abrir outros objectos ou automatizar tarefas.


MODULO

Quando você converter uma macro global em VBA, o código VBA será colocado em um módulo padrão. Ao contrário de um módulo de classe, um módulo padrão não é parte de um formulário ou relatório. Você provavelmente deseja associar a função a uma propriedade de evento em um formulário, relatório ou controle para que o código seja executado exatamente quando e onde você quer. Para fazer isso, você pode copiar o código VBA em um módulo de classe e, em seguida, associá-la uma propriedade de evento, ou fazer uma chamada especial da propriedade de evento para o módulo padrão usando o procedimento a seguir.
1.                              No Editor do Visual Basic, anote o nome da função. Por exemplo, se você converter uma macro chamada MinhaMacro, o nome da função será MinhaMacro().
2.                              Feche o Editor do Visual Basic.
3.                              No Painel de Navegação, clique com o botão direito no formulário ou relatório ao qual você deseja associar a função e clique em Modo Design.
4.                              Clique no controle ou seção ao qual você deseja associar a função.
5.                              Se a folha de propriedades não estiver sendo exibida, pressione F4.
6.                              Na guia Evento da folha de propriedades, clique na caixa da propriedade de evento à qual você deseja associar a função.
7.                              Na caixa da propriedade, digite um sinal de igual (=) seguido pelo nome da função  — por exemplo, =MinhaMacro(). Não se esqueça de incluir os parênteses.
8.                              Salve o formulário ou relatório clicando em Salvar na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
9.                              No Painel de Navegação, clique duas vezes no formulário ou relatório e teste-o para ver se o código é executado como deveria.
Agora você conhece as etapas básicas para adicionar código VBA ao banco de dados. Este artigo descreve somente as noções básicas de como começar; há muitos manuais de referência e recursos online excelentes que podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de programação.













CONCLUSÃO

Depois de algumas investigações sobre o manuseamento da base de dados do Microsoft Access 2010  conclui que o Access 2010 é um programa para a elaboração de aplicações de banco de dados. Para facilitar a compreensão, utiliza linguagem acessível, além de explicar as fases de desenvolvimento do projecto passo a passo. Entre os assuntos abordados encontram-se conceitos e fundamentos de bancos de dados relacionais; criação e alteração de tabelas; inserção, alteração e exclusão de registros; criação, alteração e execução de consultas.




















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