Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

conceito de rendimento: Economia


INTRODUÇÃO
A economia, ou actividade económica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Actualmente a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.). Riqueza é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis, imóveis.























DESENVOLVIMENTO
Conceito de Rendimento e Riqueza
Rendimento é a forma de medir o impacto na variação relativa ou percentual nas quantidades procuradas de um bem sempre que ocorrer uma variação relativa ou percentual no rendimento disponível para gastos.
Normalmente existe uma relação directa entre o rendimento e a quantidade procurada, ou seja, o valor da Elasticidade procura rendimento é positivo. Neste caso falamos de bens normais.

Rendimentos do capital financeiro

Renda pré-fixada é aquela cujo valor é definido no ato de uma aplicação financeira.
Renda Pós-fixada é definida ao final do período de aplicação.
Rendas correntes ou rendas permanentes, são rendas que provêm ordinariamente de salários, pensões, juros.
Rendas extraordinárias são rendas eventuais, que provêm, por exemplo, de heranças, doações e outras entradas excepcionais de dinheiro.

Teoria dos Custos

A teoria dos custos aborda conceitos como Custo econômico, Custo total, Custo Marginal e Custo médio. Naturalmente, o objetivo de uma firma é produzir a quantidade desejada com o mínimo de custos.

Custo económico

Ao contrário do que se possa imaginar a princípio, o custo econômico não envolve apenas o valor despendido para a aquisição de um bem ou serviço. Esse custo denomina-se custo contábil. O custo econômico é um conceito mais abrangente, que pode ser definido da seguinte forma:
Custo economico = Custo contabil + Custo de oportunidade
Ou seja, o custo econômico é igual à soma do custo contábil (também denominado explícito) e o custo de oportunidade (também denominado implícito).

 

Custo total

\mbox{CT}=\sum_{i=1}^{n} p_i \cdot x_i
O custo total (CT) de uma produção é dado pela soma dos produtos entre os preços de cada um dos fatores de produção e a quantidade utilizada. Ele mede, naturalmente, o custo total em unidades monetárias para se produzir q. Algebricamente:


Repartição Funcional do Rendimentos

O facto de vivermos em sociedade exige uma repartição dos rendimentos, que não é nada mais do que dar a cada pessoa o resultado do seu trabalho em uma qualquer unidade monetária ou qualquer outra forma de pagamento.

Para que a produção se concretize é necessária a participação de dois factores fundamentais, são eles o trabalho e o capital.

É na realização do processo produtivo que se geram os rendimentos.

Repartição Funcional do Rendimento

A repartição funcional do rendimento mostra-nos como são remunerados os diferentes intervenientes no processo produtivo, tendo em atenção as funções por eles desempenhadas.

Factor Trabalho
-Trabalhador
-Salário
Factor Capital
-Empresário
-Proprietário de Imóveis
-Detentor de capital/dinheiro
-Lucro
-Rendas
-Juros

Salário

O salário corresponde à parte do rendimento que é auferido pelo trabalhador em troca do trabalho realizado no processo produtivo. Neste caso fala-se em salário directo, ou seja, na quantidade de moeda que o empresário paga aos trabalhadores.

Algumas famílias recebem, por vezes, transferências do estado, sob a forma de subsídios, como o de desemprego, de doença, etc. Neste caso trata-se de um salário indirecto pois não derivou de uma participação directa no processo produtivo.

No entanto, temos de distinguir entre salário nominal e salário real.

Salário Nominal e Real

O salário nominal é a quantidade de moeda que o trabalhador recebe pelo trabalho prestado num determinado período de tempo. O salário real corresponde à quantidade de bens e serviços que o trabalhador pode adquirir com o salário nominal. O salário real traduz, assim, o poder de compra dos trabalhadores.

A remuneração do factor capital no processo produtivo assume as formas de:
- juros,
- rendas
- lucros.

Juro

O juro constitui a remuneração que os detentores de capital auferem pelos empréstimos dos seus capitais. Esta remuneração varia consoante:
- a taxa de juro fixada,
- a duração (tempo) do empréstimo
- o montante do capital emprestado.

Renda

A renda, actualmente, corresponde aos rendimentos recebidos pelos proprietários dos prédios urbanos em virtude da sua cedência a terceiros.

Lucros

O lucro designa a remuneração dos empresários como contrapartida da sua iniciativa e dos riscos assumidos nos investimentos realizados. O lucro é variável e depende do resultado da actividade produtiva da empresa. O lucro é o resultado da diferença entre o preço de venda e o preço de custo dos produtos produzidos. L = PV – PC.

Medição das desigualdades da Repartição dos rendimentos – Curva de Lorenz

Curva de Lorenz: Gráfico utilizado pelos analistas económicos para realçar, sobretudo, a desigualdade da repartição do rendimento ou da riqueza. O método proposto traduz-se na construção de uma curva de distribuição do rendimento ou da riqueza relacionando a % das famílias (valores acumulados) com a % do rendimento ou riqueza (valores acumulados). A análise da curva de Lorenz permite aos governantes tomar medidas para reduzir as assimetrias existentes através das chamadas políticas de redistribuição do rendimento.

O Rendimento Nacional por capital

RNC= Rendimento Nacional/População total

O Rendimento nacional per capita indica-nos uma média, partindo de uma hipótese de igualdade se o rendimento fosse distribuído equitativamente por todos os elementos de uma população, qual seria o valor recebido por cada pessoa?

Repartição Pessoal do Rendimento

A repartição pessoal do rendimento permite-nos analisar como é que os rendimentos se distribuem pelos agregados familiares de uma dada comunidade. Através da análise podemos apreciar o grau de desigualdade dessa distribuição, as desigualdades salariais.

O rendimento pessoal disponível é um indicador do rendimento pessoal. Como sabemos, as famílias têm por principal função consumir. Os seus recursos são constituídos, fundamentalmente, pelas remunerações pagas pelos outros sectores institucionais.

O rendimento das famílias tem origem nas receitas provenientes:
- Da actividade produtiva: salários, juros, rendas, lucros;
- Das transferências internas: as prestações sociais feitas pela Administração Pública e Privada (pensões, abonos, diversos subsídios, etc.);
- Das transferências externas: nestes têm especial relevância as remessas dos emigrantes e outras;

No entanto, as famílias têm que pagar impostos sobre o rendimento (impostos directos) e outras contribuições sociais à Administração Pública. Deste modo, o seu rendimento ficará diminuído.

O Rendimento Disponível das Famílias é, então, constituído pelo total dos rendimentos recebidos pela participação na actividade produtiva e pelas transferências (internas e externas) depois de subtraídos os impostos directos e as contribuições sociais.

Rendimento Pessoal Disponível = Rendimento do Trabalho +Rendimentos do Capital + Transferências – Impostos Directos –Contribuições Sociais

Desigualdades Salariais

Diagrama radial

Redistribuição dos rendimentos

A repartição do rendimento pode ser analisada, quer segundo a óptica da repartição funcional, quer ainda através da repartição pessoal.

É o processo, através do qual o estado e outras instituições procedem à recolha de rendimentos e à sua respectiva transferência, de forma a garantir um melhor nível de vida a todos os cidadãos, corrigindo assim as desigualdades provocadas pela repartição primária dos rendimentos.

Na repartição pessoal verificamos a existência de desigualdades de rendimentos. Para reduzir as desigualdades existentes na repartição dos rendimentos, torna-se necessário garantir a toda a comunidade, independentemente dos rendimentos provenientes da actividade exercida por cada um, um conjunto de prestações sociais consideradas fundamentais.

Cabe, assim, ao Estado proceder a uma redistribuição dos rendimentos. Para isso, o estado actua de duas formas:
-Verticalmente: reduzindo as desigualdades provocadas pela repartição primária dos rendimentos, através dos impostos directos
-Horizontalmente: ao efectuar transferências para as famílias mais carenciadas, através, por exemplo, de subsídios.

O processo de redistribuição dos rendimentos levado a cabo pelo estado tem, de uma forma geral, os seguintes objectivos:
-corrigir as desigualdades provocadas pela repartição dos rendimentos.
-cobrir colectivamente os riscos individuais
-pôr à disposição de toda a população um conjunto de bens e serviços sociais.

A redistribuição realiza-se através de diferentes instituições, como por exemplo, a Administração Pública Central e Local, a Segurança Social e o Fundo de Desemprego e outras organizações.

Estas instituições canalizam as transferências quer para as empresas quer para as famílias, sob diversas formas, nomeadamente para as famílias:
- fornecimento de bens e serviços colectivos, gratuitamente ou
através de pagamento parcial;
- pensões e subsídios vários;
para as empresas:
- subsídios à produção em determinados sectores;
- isenção de impostos;

O essencial da redistribuição é feito através da Segurança Social.

As desigualdades provocadas pela repartição primária do rendimento levam a que o estado intervenha. Para isso são desenvolvidas várias políticas de redistribuição levadas a cabo pelo estado, das quais se referem:

-Politica de Preços: aplicação de impostos indirectos sobre o consumo de bens e serviços consumidos pelas classes de rendimentos mais elevados. Atribuição de subsídios aos bens ou serviços de primeira necessidade de forma a torna-los mais acessíveis a população com menores recursos, como a saúde e educação.
-Politica Social: criação de sistemas de segurança social, que garante a protecção dos cidadãos em situações de invalidez, desemprego ou velhice.
-Politica fiscal: aplicação de impostos directamente sobre os rendimentos das pessoas ou indirectamente sobre os bens e serviços




 

 


Teoria dos Rendimentos

Em vez de focar uma minimização dos custos a um dado nível de produção, uma firma pode também procurar a maximização de seus lucros. A verdade é que, ao se minimizar os custos, automaticamente estar-se-á maximizando os lucros de uma empresa. A Teoria dos Rendimentos abrange conceitos como a Receita total, a Receita média e a Receita marginal.

Receita total

A receita total de uma empresa (RT) é igual ao produto entre a quantidade produzida (q) e o seu preço de venda (p) - lembre-se de não confundir os conceitos de preço de venda (p) e custo (w).

Receita média

A receita média (RMe) é o quociente entre a receita total e a quantidade produzida.
\mbox{RMe}=\frac{\mbox{RT}}{q}=\frac{p \cdot q}{q}=p
Como era de se imaginar, a receita média é dada pelo preço unitário de venda do produto.

Receita marginal

A receita marginal (RMg) é um conceito tão importante quanto o do Custo Marginal, como veremos adiante. Ela mede o ganho na receita da empresa obtido pela produção de uma unidade a mais do bem/serviço a ser comercializado. Algebricamente:
\mbox{RMg}=\frac{\Delta \mbox{RT}}{\Delta q}=\frac {\partial \mbox{RT}}{\partial q}

 

Lucro

O lucro de uma empresa é dado pela diferença entre receitas e despesas. Logo, o lucro total (LT ou π) de uma firma é dado por:
LT = π = RT − CT







CONCLUSÃO
Depois de algumas investigações feita sobre a Repartição Funcional do Rendimento conclui que em poucas palavras a completa falta de qualquer tipo de riqueza pode constituir pobreza, embora o oposto da pobreza seja a suficiência (em alimentação, abrigo, educação e atendimento em saúde), mais que a abundância que a riqueza implica.

              A boa gestão empresarial permitirá que quando os bens sejam vendidos, haja um lucro (diferença entre os custos de produção dos bens e o preço da sua venda).
Para que toda a actividade da empresa decorra, são essenciais os trabalhadores, cuja remuneração se denomina por salário.


             Para poder existir uma certa diferenciação entre as diferentes formas de remuneração, são classificadas pelos rendimentos primários (repartidos pelo factor trabalho - salários - e pelo factor capital - rendas, juros e lucros).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?