Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

circulo cromático


INTRODUÇÃO

As cores que normalmente encontramos no Arco-iris são: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta...esta é a Paleta da Natureza.
Tradicionalmente por conveniência e para efeitos de estudo, estas cores são organizadas num círculo de 6 cores (excluindo o Índigo) denominado "Circulo Cromático" disco ou roda das cores.





















DESENVOLVIMENTO
Circulo Cromático
O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores e geralmente usado para estudar as cores-pigmento.
Independentemente dos atributos físicos das tintas, é necessário conhecer as propriedades das cores de forma a podermos resolver e fazer a melhor a escolha e mistura das cores à hora de pintar.
Neste círculo cromático podemos diferenciar claramente as denominadas cores primarias, cores secundarias, valores e complementares.
Trata-se de uma representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano.

 

Círculo cromático

A cor pode ser representada utilizando um círculo cromático. Um círculo de cor é uma maneira de representar o espectro visível de forma circular. As cores são arrumadas em seqüência em uma circunferência na ordem da frequência espectral.

 

Combinação de cores

Os artistas, designers e arquitectos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar[1] para geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cultura e influência

Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazis e comunistas. Usualmente é também a cor predominanteutilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
Outras cores possuem significados diferentes em culturas diferentes, como por exemplo o luto.
A COR, elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância sobretudo nas Artes Visuais.
Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações.
A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.
Através da teoria da cor, do uso de várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o mundo extraordinário da "HARMONIA DAS CORES" e passar a exprimir-se com maior segurança através do cromatismo. Entre tudo cores que combinam ex.rosa e magenta, azul celeste, etc…

 

Cores Primárias

A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores são Vermelho(Red), Verde(Green) e Azul(Blue) para cor luz (RGB) e Ciano, Magenta, Amarelo, e Preto para cor pigmento (CMYK).
No sistema de cor pigmento, as cores primárias são magenta, amarelo e ciano. As cores secundárias são produzidas pelas seguintes misturas:
§                     magenta + amarelo = Roxo
§                     amarelo + ciano = verde
§                     ciano + magenta = azul roxo (ou violeta)
Segundo a teoria colocada pelos seus alunos:
§                     amarelo + azul = verde
Essa mistura não pode produzir o verde secundário. Por quê? Ora, se o azul é a mistura de ciano com magenta, ao se misturar com o amarelo irá produzir uma cor terciária.
§                     azul + vermelho = violeta
Essa mistura jamais irá produzir o violeta. O vermelho é a mistura entre magenta e amarelo. Logo, o vermelho misturado ao azul produz, também uma cor terciária.
§                     vermelho + amarelo = laranja
Neste caso, obviamente, se acrescentarmos o amarelo ao vermelho teremos o laranja, porque, na Verdade, seria a mistura entre magenta e amarelo, só que a quantidade de amarelo é superior ao de magenta.
Sugiro que a teoria da cor, uma das disciplinas fundamentais na formação deste curso, seja revisada, pois o magenta - cor fundamental na produção de tintas - foi completamente desprezado. Sugiro também, para que minhas afirmações sejam comprovadas, que se façam experiências com misturas de cores. Assim será possível visualizar com mais autenticidade o resultado dessas misturas.
Ainda no século XX o magenta foi descoberto, mudando definitivamente a teoria anterior (descoberta por Newton), portanto, não podendo ser ignorada nos dias de hoje.
Ao se misturar duas cores primárias obter-se-á uma cor secundária ou binária:
Cor luz
§                     Verde + Azul = Ciano
§                     Azul + Vermelho = Magenta
§                     Vermelho + Verde = Amarelo
Cor pigmento
§                     Amarelo + Azul = Verde
§                     Azul + Vermelho = Violeta
§                     Vermelho + Amarelo = Laranja

Segundo Itten, a harmonia das cores deve estar relacionado com o equilíbrio e a simetria de porções, e a sua utilização deverá ser feita como uma lei objectiva.
A procura de uma harmonia na utilização das cores deve ser um objectivo de trabalho para qualquer profissional que utilize a cor.
O conhecimento das leis que proporcionam uma harmonia cromática pode ajudar-nos a encontrar o equilíbrio na cor, como também a ultrapassar os seus limites por forma a atingir uma maior qualidade expressiva.
A harmonia cromática pode ser conseguida quando o conjunto de cores utilizadas completa o espectro, ou seja, quando se utiliza dois grupos de cores que são complementares.
Se consideramos um círculo cromático de 24 cores, e considerarmos duas no mesmo diâmetro, quaisquer que sejam, são cores harmónicas, também designadas por parelhas cromáticas (fig.1).






Figura 1 – Círculo cromático de Ostwald, determinação de pares harmónicos

          Também poderemos considerar cores harmónicas as cores situadas nos vértices de um triângulo equilátero, de um quadrado ou de um hexágono, independentemente do seu posicionamento dentro do círculo cromático (fig.2).





Figura 2

Uma outra forma de conseguirmos uma harmonia ao nível da cor será determinar um diâmetro de uma esfera cromática (fig.3), definindo assim duas cores complementares e portanto duas cores harmónicas. Poderemos determinar outro conjunto de cores harmónicas se considerarmos um triângulo equilátero, um quadrado ou um hexágono, desde que o centro da circunferência circunscrita coincida com o centro da esfera (fig.4). E ainda se considerarmos cores posicionadas em vértices de poliedros regulares (tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro), desde que inscritos na esfera.































CONCLUSÃO

Depois de algumas investigações sobre o Circulo Cromático conclui que; as cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atractivo.
         O círculo cromático ou roda das cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinações harmónicas.

         Para trabalhar bem as harmonias, é sempre aconselhável conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade, saturação.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?