Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vida e Obra de Amílcar Lopes Cabral e Kwame Nkrumah


INTRODUÇÃO
Neste trabalho de investigação científica que nos foi incumbido vamos abordar sobre a vida e obra dos seguintes pilares da história africana;
 Amílcar Lopes Cabral 
                e
Kwame Nkrumah























DESENVOLVIMENTO
Amílcar Lopes Cabral
Amílcar Lopes Cabral  (Bafatá, Guiné-Bissau, 12 de Setembro de 1924  Conacri, 20 de Janeiro de1973) foi um político da Guiné-Bissau e de Cabo Verde[1]

Sua Biografia

Filho de Juvenal Lopes Cabral (cabo-verdiano[1]) e de Dona Iva Pinhel Évora (guineense[1]), aos oito anos de idade, sua família mudou-se para Cabo Verde, estabelecendo-se em Santa Catarina (ilha de Satiago), que passou a ser a cidade de sua infância, onde completou o ensino primário. De seguida mudou com a Mãe os irmãos para Mindelo, são Vicente onde veio a terminar o curso liceal em 1943. No ano seguinte, mudou-se para a cidade de Praia, na ilha de Santiago, e começou a trabalhar na Imprensa Nacional, mas só por um ano, pois tendo conseguido uma bolsa de estudos, no ano de 1945 ingressou no Instituto Superior de Agronomia[1], em Lisboa. Após graduar-se em 1950, trabalhou por dois anos na Estação Agronómica de Santarém.
Contratado pelo Ministério do Ultramar como adjunto dos Serviços Agrícolas e Florestais da Guiné, regressou a Bissau em 1952. Iniciou seu trabalho na granja experimental de Pessube percorrendo grande parte do país, de porta em porta, durante o Recenseamento Agrícola de1953 adquirindo um conhecimento profundo da realidade social vigente. Suas actividades políticas, iniciadas já em Portugal, reservam-lhe a antipatia do Governador da colónia, Melo e Alvim, que o obriga a emigrar para Angola. Nesse país, une-se ao MPLA.
Em 1959, Amílcar Cabral, juntamente com Aristides Pereira, seu irmão Luís Cabral, Fernando Fortes, Júlio de Almeida e Elisée Turpin, funda o partido clandestino Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Quatro anos mais tarde, o PAIGC sai da clandestinidade ao estabelecer uma delegação na cidade de Conacri, capital da República de Guiné-Cronacri. Em 23 de janeiro de1963 tem início a luta armada contra a metrópole colonialista, com o ataque ao quartel de Tite, no sul da Guiné-Bissau, a partir de bases na Guiné-Conacri.
Em 1970, Amílcar Cabral, fazendo-se acompanhar de Agostinho Neto e Marcelino dos Santos, é recebido pelo Papa Paulo VI[2] em audiência privada. Em 21 de Novembro do mesmo ano, o Governador português da Guiné-Bissau determina o início da Operação Mar Verde, com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri. A operação não teve sucesso.
Em 20 de Janeiro de 1973, Amílcar Cabral é assassinado em Conacri, por dois membros de seu próprio partido. Amílcar Cabral profetizara seu fim, ao afirmar: "Se alguém me há de fazer mal, é quem está aqui entre nós. Ninguém mais pode estragar o PAIGC, só nós próprios." Aristides Pereira, substituiu-o na chefia do PAIGC. Após a morte de Cabral a luta armada se intensifica e a independência de Guiné-Bissau é proclamada unilateralmente em 24 de Setembro de 1973. Seu meio-irmão, Luís de Almeida Cabral[3], é nomeado o primeiro presidente do país.
Amílcar Lopes da Costa Cabral ( Português pronúncia:   ; 12 de Setembro de 1924 - 20 de Janeiro de 1973 ) foi um bissau-guineenses e cabo-verdianos engenheiro agrónomo ,escritor , e um nacionalista pensador e político . Também conhecido pelo seu nome de guerra deAbel Djassi , Cabral levou os nacionalistas movimento de Guiné-Bissau e Cabo Verde e da guerra que se seguiu a independência da Guiné-Bissau. Ele foi assassinado em 20 de Janeiro de 1973, cerca de 8 meses antes da declaração unilateral da Guiné-Bissau de sua independência.

Seus Primeiros anos

Ele nasceu em 12 Setembro de 1924 em Bafatá , Guiné-Português , de pais cabo-verdianos, Juvenal Lopes da Costa Cabral e Iva Pinhel Évora. Cabral foi educado no Liceu Eanes (Escola Secundária) Gil na cidade de Mindelo, Cabo Verde, e mais tarde no Instituto Superior de Agronomia , em Lisboa (a capital de Portugal , que era então a decisão sobre o poder colonial Português da Guiné e Cabo Verde ).Enquanto um estudante de Agronomia em Lisboa, fundou movimentos estudantis dedicado à causa da libertação das colônias Português na África.
Ele voltou para a África na década de 1950, e foi instrumental na promoção da causa da independência das colónias, em seguida, Português. Ele foi o fundador (em 1956) do PAIGC ou Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde ( Português para o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde ) e um dos fundadores do Movimento Popular de Libertação Angola (MPLA) ( mais tarde no mesmo ano), juntamente com Agostinho Neto , a quem ele conheceu em Portugal, e os nacionalistas angolanos.

 

 

 

 

 

Guerra pela independência

De 1963 a seu assassinato em 1973, Cabral levou a PAIGC guerrilha do movimento (em Português Guiné ) contra os colonialistas Português, que evoluiu para uma guerra de maior sucesso na história da independência Africano. O objectivo do conflito era para atingir a independência de ambos Português Guiné e Cabo Verde . Ao longo do conflito, como o movimento capturado a partir do território Português, Cabral se tornou o líder de facto de grande parte do que se tornou Guiné-Bissau.
Em preparação para a guerra de libertação, Cabral configurar campos de treinamento na vizinha Gana com a permissão de Kwame Nkrumah. Cabral treinou seus tenentes através de várias técnicas, incluindo conversas simulada para fornecê-los com as habilidades de comunicação eficaz que ajuda os seus esforços para mobilizar guineense chefes tribais para apoiar o PAIGC.
Amílcar Cabral logo percebeu que o esforço de guerra poderia ser sustentada apenas se as suas tropas poderiam ser alimentadas e ensinado a viver da terra ao lado da maior população. Sendo um agrónomo, ele ensinou aos seus soldados para ensinar os produtores de culturas locais melhores técnicas de cultivo, de modo que pudessem aumentar a produtividade e ser capaz de alimentar sua própria família e tribo, assim como os soldados se alistou na ala militar do PAIGC. Quando não está lutando, soldados PAIGC seria cultivar e arar os campos ao lado da população local.
Cabral e do PAIGC também montou um comércio-e-sistema de escambo bazar que se movia ao redor do país e fez bens de primeira necessidade para o campo disponíveis a preços mais baixos do que os donos de lojas colonial. Durante a guerra, Cabral também montou um hospital e estação de triagem roving para dar assistência médica aos soldados feridos PAIGC e de qualidade de vida de cuidados para a maior população, contando com suprimentos médicos garnered da URSS e da Suécia . Os bazares e estações de triagem foram inicialmente estacionária, até que veio sob o ataque das forças frequentes Português.
Em 1972, Cabral começou a se formar uma Assembleia Popular em preparação para o nascimento de uma nação independente Africano, mas descontentes ex-rival Inocêncio Kani, com a ajuda de agentes Português operam no PAIGC, baleado e morto antes que ele pudesse completar o seu projecto. Plano os colonialistas Português "inicial, o que acabou não deu certo, foi que impõem a ajuda deste ex-rival para prender Amílcar Cabral e colocá-lo sob a custódia das autoridades Português. O assassinato ocorreu em 20 de Janeiro de 1973 em Conakry, Guiné . Seu meio-irmão, Luís Cabral , se tornou o líder do ramo Guiné-Bissau do partido e mais tarde se tornaria Presidente da Guiné-Bissau.
Mais de um líder guerrilheiro, Cabral foi altamente considerado internacionalmente como um dos pensadores mais proeminentes Africano do século 20 e por sua contribuição intelectual que visa a formulação de um quadro cultural, filosófica e histórica teórica coerente para justificar e explicar os movimentos de independência. Isso se reflete em seus vários escritos e intervenções públicas.

Homenagens

"
Camarada Amílcar Cabral foi um dos líderes mais lúcidos e brilhantes na África, que nos inspirou confiança tremenda no futuro e no sucesso de sua luta pela libertação.
"


Cabral é considerado um "teórico revolucionário tão significativo como Frantz Fanon e Guevara Che ", cuja influência repercutiu muito além do continente Africano. [ 1 ] Amílcar Cabral International Airport , principal aeroporto internacional de Cabo Verde no Sal , é nomeado em sua honra. Há também uma competição de futebol, o Amílcar Cabral Cup , na zona 2, com o nome como uma homenagem a ele. Além disso, a única universidade privada na Guiné-Bissau é nomeado após ele, Amílcar Cabral University-e es











Vida e Obra de Amílcar Cabral
Em 1932 Amílcar Cabral muda-se com a família para a ilha de Santiago, Cabo Verde onde vive grande parte da sua infância e juventude, na localidade de Santa Catarina. Entra para o liceu em S. Vicente no ano de 1937-38, onde completa em 1944 os seus estudos secundários.
Amante do desporto, em S. Vicente, Amílcar Cabral foi secretário do “Boavista Futebol Clube” entre 1944-45. Após terminar o liceu em São Vicente obtém uma bolsa de estudos para o Instituto Superior de Agronomia e viaja para Portugal em 1945-46, onde acaba por conhecer e casar, em 1946, com a sua primeira mulher Maria Helena de Ataíde Vilhena Rodrigues.
Em Portugal, Cabral participou activamente na luta anti-fascista conjuntamente com outros estudantes africanos. Foi militante do Movimento de Unidade Democrático da Juventude (MUDJuvenil) da qual afastou por divergências em relação às questões coloniais.
Amílcar Cabral sempre defendeu os seus ideias de libertação das colónias africanas de uma forma muito activa, assim sendo, em 1948-51 foi eleito presidente do Comité da Cultura da Casa dos Estudantes do Império (CEI), secretário-geral em 1950 e em 1951 vice-presidente da CEI.
Conjuntamente com outros estudantes africanos (Francisco José Tenreiro e Mário Pinto de Andrade) cria em Lisboa, o Centro de Estudos Africanos, em 1951. Em 1956, com Viriato da Cruz e outros africanos fundam o PLUA – Partido da Luta Armada Unida dos Africanos.
Mais tarde em Bissau, cria o PAI – Partido Africano da Independência, que mais tarde viria a chamar-se PAIGC – Partido Africano para a Independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Em 1952 regressa a Bissau, onde trabalha no posto experimental de Pessubé e realiza o recenseamento agrícola, o que viria a servir de base a preparação da estratégia da luta armada em 1963. Na Guiné-Bissau, Amílcar Cabral casa, em Maio de 1965, com a sua segunda esposa Ana Maria Foss de Sá.


Amílcar Cabral manteve contactos com comandante Ernesto “Che” Guevara em 1965 e com Fidel Castro em Escambray e Havana em 1966, para discutir pormenores da ajuda cubana ao PAIGC, numa altura em que o PAIGC já controlava metade do território Guineense.
No dia 1 de Julho de 1970 o Papa Paulo VI recebe em audiência Amílcar Cabral (PAIGC), Agostinho Neto (MPLA) e Marcelino dos Santos (FRELIMO). No mesmo ano Cabral recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Lincoln, Estados.






















Vida e Obra de Kwame Nkrumah
Kwame Nkrumah  (Nkroful, 21 de Setembro de 1909  Bucareste, 27 de Abril de 1972) foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro (1957-1960) e presidente de Gana (1960-1966).
Nascido Francis Nwia-Kofi Ngonloma, estudou em escolas católicas no Gana e posteriormente em universidades Norte Americanas.
Em 1945, ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano em Manchester, Inglaterra. Depois disso, começou a trabalhar para a descolonização da África.
Quando a independência de Gana ocorreu em 1957, Nkrumah foi declarado o Osagyefo (líder vitorioso) e foi empossado como primeiro-ministro procurou ajuda no bloco comunista. Em1962 foi-lhe atribuído o Prémio Lênin da Paz.
Em 1964, depois de turbulências económicas e políticas, Nkrumah declarou-se presidente vitalício de Gana. Em 1966, Gana sofreu um golpe de estado militar que foi apoiado pelo Reino Unido, enquanto estava em Hanoi, no Vietnam do Norte.
Nkrumah nunca voltou a Gana, tendo se exilado na Guiné. Morreu em 1972 e foi enterrado na vila onde nasceu.
É autor de vários livros: Africa Must Unite (1963), African Personality (1963), Consciencism(1964), Handbook for Revolutionary Warfare (1968) e Class Struggle in Africa (1970).

 

Vida e educação

Kwame Nkrumah nasceu em 1909, filho de Madam Nyaniba,[1][2] em Nkroful, Costa do Ouro.[3] Formou-se na prestigiosa Achimota School de Acra em 1930,[4] estudou num seminário católico romano e lecionou numa escola católica em Axim. Em 1935 deixou Gana em direção aos Estados Unidos, recebendo um B.A. da Universidade Lincoln, na Pensilvânia, em 1939, onde prestou compromisso no Capítulo Mu da Fraternidade Fi Beta Sigma e recebeu um STB (Bacharelado em Teologia Sacra) em 1942. Nkrumah obteve um mestrado em educação na Universidade da Pensilvânia em 1942 e um mestrado em filosofia no ano seguinte. Enquanto palestrante em ciência política na Universidade Lincoln, foi eleito presidente da Organização dos Estudantes Africanos dos Estados Unidos e Canadá. Enquanto estudante de graduação no Lincoln, participou de pelo menos uma produção teatral estudantil e publicou um ensaio sobre o governo europeu na África, no jornal estudantil The Lincolnian.
Durante seu tempo nos Estados Unidos, Nkrumah pregou nas Igrejas Presbiterianas negras na Filadélfia e Nova York. Lia livros sobre política e divindades e tutorava alunos em filosofia. Nkrumah deparou-se com as ideias de Marcus Garvey e em 1943 conheceu e começou uma longa correspondência com o trindadense marxista C.L.R. James, o exilado russo Raya Dunayevskaya e o sino-americano Grace Lee Boggs, os quais eram membros de um grupo de intelectuais trotskistas baseados nos Estados Unidos. Nkrumah posteriormente creditou a James o fato de ter lhe ensinado "como um movimento subterrâneo funciona".
Chegou em Londres em maio de 1945 pretendendo estudar na London School of Economics. Após encontrar George Padmore, ajudou a organizar o quinto Congresso Pan-Africano em Manchester, na Inglaterra. Em seguida, ele fundou o Secretariado Nacional do Oeste Africanopara trabalhar pela descolonização da África. Nkrumah foi vice-presidente da União dos Estudantes do Oeste Africano (WASU, conforme as iniciais em inglês).
Durante sua vida, Nkrumah foi premiado com doutorados honorários pela Universidade Lincoln, da Pensilvânia, Universidade Estatal de Moscou, Universidade do Cairo, Universidade Jagiellonian em Cracóvia, Polônia, Universidade Humboldt na antiga Berlim Oriental e muitas outras universidades.

Regresso à Costa do Ouro

No outono de 1947, Nkrumah foi convidado para assumir o posto de Secretário-Geral da Convenção da Costa do Ouro Unida (UGCC), dominada por Joseph B. Danquah. Esta convenção política estava explorando caminhos para a independência. Nkrumah aceitou a posição e partiu para a Costa do Ouro. Após breves escalas em Serra Leoa, Libéria e Costa do Marfim, ele chegou na Costa do Ouro em dezembro de 1947.
Em Fevereiro de 1948, a polícia disparou contra ex-militares africanos que protestavam contra o aumento do custo de vida. O tiroteio estimulou motins em Acra, Kumasi e em outros lugares. O governo suspeitou que a UGCC estava por trás dos protestos e prendeu Nkrumah e outros líderes partidários. Percebendo o erro, os britânicos logo liberaram os dirigentes da convenção. Depois de sua prisão pelo governo colonial, Nkrumah emergiu como o líder do movimento juvenil em 1948.

Após a sua libertação, Nkrumah viajou por todo o país pedindo carona. Proclamava que a Costa do Ouro necessitava de "auto-governo já" e construiu uma grande base de poder. Produtores de cacau reuniram-se em torno de sua causa porque discordavam da política britânica para conter uma praga na lavoura cacaueira. Ele convidou as mulheres a participar do processo político num momento em que o sufrágio femininoera novidade para a África. Os sindicatos também se aliaram ao seu movimento. Em 1949 ele organizou os grupos num novo partido político: A Convenção do Partido Popular.
Os britânicos convocaram uma comissão selecionada de africanos da classe média para elaborar uma nova constituição que daria maior auto-governo a Gana. Sob a nova Constituição, somente aqueles com salário e propriedade suficientes seriam autorizados a votar. Nkrumah organizou uma "Assembleia Popular" com membros do partido CPP, jovens, sindicalistas, agricultores e veteranos. Propuseram o sufrágio universal sem qualificações de propriedade, uma câmara dos chefes à parte e status de auto governo ao abrigo do Estatuto de Westminster. Essas alterações, conhecidas como as propostas constitucionais de Outubro de 1949, foram rejeitadas pela administração colonial.
Quando o administrador colonial rejeitou as recomendações da Assembleia Popular, Nkrumah organizou uma campanha de "Ação Positiva" em janeiro de 1950, incluindo a desobediência civil, não-cooperação, boicotes e greves. A administração colonial prendeu Nkrumah e muitos adeptos do CPP e ele foi condenado a três anos de prisão.
Enfrentando protestos internacionais e resistência interna, os britânicos decidiram abandonar a Costa do Ouro. O Reino Unido organizou aprimeira eleição geral, que seria realizada sob sufrágio universal de 5 a 10 fevereiro de 1951. Embora na prisão, o CPP de Nkrumah foi eleito por maioria esmagadora, obtendo 34 das 38 cadeiras em disputa na Assembleia Legislativa. Nkrumah foi libertado da prisão em 12 de fevereiro e convocado pelo governador britânico Charles Arden-Clarke, foi solicitado a formar um governo no dia 13. A nova Assembleia Legislativa reuniu-se em 20 de fevereiro, com Nkrumah como Líder dos Negócios Governamentais e Emmanuel Charles Quist como presidente da Assembleia. Um ano depois, a Constituição foi emendada para estabelecer um primeiro-ministro em 10 de março de 1952, e Kwame Nkrumah foi eleito para esse cargo pelo voto secreto da Assembleia por 45 a 31, com oito abstenções, em 21 de março. Ele apresentou sua "Moção do Destino" para a Assembléia, pedindo a independência dentro da Comunidade das Nações "tão logo as providências constitucionais necessárias sejam feitas", em 10 de julho de 1953, e a assembleia aprovou a proposta.

Início da vida e educação

Em 1909, Kwame Nkrumah nasceu a Senhora Nyaniba [ 2 ] [ 3 ] em Nkroful , Gold Coast . [ 4 ] [ 5 ]Nkrumah se formou na Escola Achimota em Accra , em 1930, [ 1 ] estudou em um seminário católico romano, e lecionou em uma escola católica em Axim . Em 1935 ele deixou Gana para os Estados Unidos, recebendo um BA da Lincoln University , da Pensilvânia , em 1939, onde ele prometeu o capítulo de Mu Phi Beta Sigma fraternidade, e recebeu um Bacharel em Teologia em 1942. Nkrumah ganhou um Master of Science em educação pela Universidade da Pensilvânia em 1942, e um Master of Arts em filosofia no ano seguinte. Enquanto professor em ciência política na Lincoln foi eleito presidente da Organização de Estudantes Africano da América e Canadá. Como estudante de graduação em Lincoln, ele participou de pelo menos uma produção teatral estudantil e publicou um ensaio sobre governo europeu em África no jornal estudantil, O Lincolnian.
Durante seu tempo nos Estados Unidos, Nkrumah pregou em igrejas negras PresbiterianaFiladélfia e Nova York . [ carece de fontes? ] Ele lia livros sobre política e divindade, e tutored estudantes em filosofia. Nkrumah encontradas as idéias de Marcus Garvey e em 1943 conheceu e começou uma longa correspondência com Trinidad marxista James C. LR , russoexpatriado Raya Dunayevskaya e chinês-americano Grace Lee Boggs , os quais eram membros de uma sede nos EUA trotskista coorte intelectual. Nkrumah posteriormente creditado com James ensinando-lhe "como um movimento subterrâneo trabalhadas".
Ele chegou em Londres maio 1945 a intenção de estudar na LSE . Após o encontro com George Padmore , ele ajudou a organizar o V Congresso Pan-Africano em Manchester , Inglaterra. Em seguida, ele fundou o Oeste Africano Secretariado Nacional para trabalhar para a descolonização da África. Nkrumah atuou como Vice-Presidente da União dos Estudantes Oeste Africano " (Wasu).

Voltar para a Gold Coast

No outono de 1947, Nkrumah foi convidado para servir como Secretário-Geral que a Convenção de Ouro Unidos Coast (UGCC) sob Joseph B. Danquah .   Esta convenção política estava explorando caminhos para a independência. Nkrumah aceitou o cargo e rumou para a Gold Coast. Após breves paragens em Serra Leoa , Libéria , e a Costa do Marfim , chegou na Gold Coast em Dezembro de 1947.
Em Fevereiro de 1948, a polícia disparou contra Africano ex-militares protestando contra o aumento do custo de vida. O tiroteio estimuloumotins em Accra , Kumasi , e em outros lugares. O governo suspeita da UGCC estava por trás dos protestos e prendeu Nkrumah e outros líderes do partido. Percebendo seu erro, o britânico libertado em breve os líderes de convenções. Após sua prisão pelo governo colonial, Nkrumah emergiu como o líder do movimento da juventude em 1948.
Após a sua libertação, Nkrumah carona em todo o país. Ele proclamou que a Costa do Ouro necessária "auto-governo agora", e construiu uma base de poder de grande porte. Cocoa agricultores reuniram-se para a sua causa, porque discordavam da política britânica para contera doença atirar inchados . Ele convidou as mulheres a participar no processo político num momento em que o sufrágio feminino era novo para a África. Os sindicatos também se aliaram com o seu movimento. Em 1949, ele organizou esses grupos em um novo partido político: o Partido Popular Convenção .
O britânico convocou uma comissão selecionada de classe média africanos para elaborar uma nova constituição que daria Gana mais auto-governo. Sob a nova Constituição, apenas aqueles com salário suficiente e propriedade seriam autorizados a votar . Nkrumah organizou uma "Assembléia Popular", com membros do partido CPP, jovens, sindicalistas, agricultores e veteranos. Eles pediram voto universal sem qualificações propriedade, uma casa separada dos chefes, e estatuto de autonomia sob o Estatuto de Westminster 1931 . Essas alterações, conhecidas como as Propostas Constitucional de Outubro de 1949, foram rejeitadas pela administração colonial.
Quando a administração colonial rejeitado recomendações da Assembléia Popular, a Nkrumah organizou uma " Acção Positiva "campanha em Janeiro de 1950, incluindo a desobediência civil , não-cooperação, boicotes e greves . A administração colonial prendeu Nkrumah e muitos apoiantes CPP, e ele foi condenado a três anos de prisão.
Enfrentando protestos internacionais e resistência interna, os britânicos decidiram deixar a Costa do Ouro. Grã-Bretanha organizou a primeira eleição geral a ser realizada em sufrágio universal em 05-10 Fevereiro de 1951. Embora na cadeia, CPP Nkrumah foi eleito por um deslizamento de terra, tendo 34 dos 38 assentos eleitos na Assembléia Legislativa. Komla Agbeli Gbedemah é creditado com a organização de campanha inteira Nkrumah, enquanto ele (Nkrumah) ainda estava na prisão em Fort James . Nkrumah foi libertado da prisão em 12 de Fevereiro, e convocado pelo governador britânico Charles Arden-Clarke , e pediu para formar um governo no dia 13. A Assembléia Legislativa reuniu-se em novos 20 de Fevereiro, com Nkrumah como Líder do governo, empresas e CE Quist como Presidente da Assembleia. Um ano depois, a Constituição foi alterado para prever um primeiro-ministro em 10 de março de 1952, e Nkrumah foi eleito para esse cargo por umvoto secreto na Assembléia, 45-31, com oito abstenções em 21 de março. Ele apresentou o seu " Movimento do Destino "para a Assembléia, pedindo independência no seio da Comunidade Britânica "tão logo as medidas necessárias constitucionais são feitas" em 10 de julho de 1953, e que o corpo aprovou.

Independência

Como líder deste governo, Nkrumah enfrentou muitos desafios: primeiro, para aprender a governar, em segundo lugar, para unificar os quatro territórios da Costa do Ouro, em terceiro lugar, para ganhar independência de seu país do Reino Unido. Nkrumah foi bem-sucedida em todos os três gols. Dentro de seis anos de sua libertação da prisão, ele era o líder de uma nação independente.
Em 0:00 em 6 de Março de 1957, Nkrumah declarou Gana independente. Ele foi saudado como oOsagyefo - que significa "redentor" na língua Twi .
Em 6 de Março de 1960, Nkrumah anunciou planos para uma nova constituição que faria Gana uma república . O projecto incluiu uma disposição de renunciar a soberania de Gana a uma União de Estados Africano . Em 19, 23 e 27 de Abril de 1960 uma eleição presidencial e plebiscito sobre a constituição foram realizadas. A Constituição foi ratificada e Nkrumah foi eleito presidente por JB Danquah , o candidato UP, 1.016.076 para 124.623.
Em 1961, Nkrumah definidas as primeiras pedras na fundação do Instituto de Kwame Nkrumah ideológico criado para treinar funcionários públicos de Gana, bem como promover o pan-africanismo. Em 1964, todos os alunos de entrar na faculdade em Gana foram obrigados a assistir a uma de duas semanas " orientação ideológica "do Instituto. [ 10 ] Nkrumah observou que "os estagiários devem ser feitos para perceber a ideologia do partido é a religião , e deve ser praticado com fidelidade e fervorosamente. " [ 11 ]
Em 1963, Nkrumah foi agraciado com o Prêmio Lenin da Paz pela União Soviética . Gana se tornou um membro fundador da Organização da Unidade Africano em 1963.
A Gold Coast tinha sido entre as áreas mais ricas e socialmente avançado na África, com as escolas, ferrovias, hospitais, segurança social e uma economia avançada. Sob a liderança de Nkrumah, Gana adotou algumas políticas socialistas e práticas. Nkrumah criou um sistema de assistência social, iniciou vários programas comunitários, e estabeleceu escolas.

Política

Ele geralmente tomou um não-alinhados marxista perspectiva sobre a economia, e acreditava que o capitalismo teve efeitos malignos que estavam indo para ficar com a África por um longo tempo. Embora ele tenha sido claro sobre se distanciar do socialismo Africano de muitos de seus contemporâneos, Nkrumah argumentou que o socialismo era o sistema que melhor acomodar as mudanças que o capitalismo trouxe, ao mesmo tempo respeitar os valores Africano. Ele trata especificamente destas questões e sua política em um ensaio de 1967 intitulado "Socialismo Africano Revisited":
"Sabemos que a sociedade tradicional Africano foi fundada em princípios do igualitarismo. No seu funcionamento real, no entanto, tinha várias lacunas. Seu impulso humanista, no entanto, é algo que continua a exortar-nos para nossa reconstrução all-Africano socialista. Postulamos cada homem a ser um fim em si mesmo, não apenas um meio, e aceitamos a necessidade de garantir a cada homem igualdade de oportunidades para seu desenvolvimento As implicações disso para a prática sócio-política tem que ser trabalhado cientificamente, e as necessárias sociais e. políticas económicas prosseguidas com a resolução. Qualquer humanismo significativas devem começar a partir de igualitarismo e deve conduzir a políticas objetivamente escolhido para a salvaguarda e manutenção deigualitarismo . Daí, o socialismo. Daí, também, o socialismo científico . " 
Nkrumah também foi talvez o mais conhecido politicamente pelo seu forte empenho e promoção do Pan-africanismo . Ele foi inspirado pelos escritos de intelectuais negros como Marcus Garvey ,Du Bois WEB , e George Padmore , e suas relações com eles. Nkrumah maior sucesso nessa área foi, talvez, sua significativa influência na fundação da Organização da Unidade Africano .








Nkrumah tentou rapidamente industrializar a economia de Gana. Ele argumentou que se escapou do Gana colonial sistema de comércio, reduzindo a dependência externa de capitais , tecnologia e bens materiais, poderia tornar-se verdadeiramente independente. No entanto, excesso de gastos em projetos de capital fez com que o país seja conduzido profundamente em dívida estimada em até US $ 1 bilhão de dólares pelo tempo que ele foi deposto em 1966.

Declínio e queda

O ano de 1954 foi um ano crucial durante a era Nkrumah. Nas eleições daquele ano da independência, ele registou alguns dos votos da eleição independência. No entanto, nesse mesmo ano viu o preço mundial do aumento de cacau a partir de £ 150 a £ 450 por tonelada. Ao invés de permitir que os agricultores de cacau para manter a windfall, Nkrumah apropriou do aumento das receitas através de tributos federais, então a capital investido em vários projectos de desenvolvimento nacional. Esta política alienada um dos grupos mais importantes que o ajudou a chegar ao poder.
Nkrumah em 1958 introduziu a legislação para restringir as liberdades vários em Gana. Após a greve dos mineiros de Ouro "de 1955, Nkrumah introduziu o Trade Union Act, que tornava as greves ilegais. Quando ele suspeita adversários no parlamento de conspirar contra ele, ele escreveu o Detenção Preventiva Lei que tornou possível a sua administração a prender e deter alguém acusado de traição , sem o devido processo legal no sistema judicial . Prisioneiros foram frequentemente detidos sem julgamento, e seu único método legal de recurso foi apelo pessoal a Nkrumah si mesmo.
Quando os ferroviários entraram em greve em 1961, Nkrumah ordenou líderes da greve e políticos da oposição detidos sob a Lei Sindical de 1958. Enquanto Nkrumah organizou greves apenas alguns anos antes, ele agora se opõem a democracia industrial , pois entrou em conflito com rápido desenvolvimento industrial. Ele disse aos sindicatos que os seus dias como advogados para a segurança e compensação justa dos mineiros haviam terminado, e que seu novo emprego era trabalhar com gestão de mobilizar recursos humanos. Salários deve dar lugar ao dever patriótico porque a bem da nação substituído o bem dos trabalhadores individuais, a administração de Nkrumah sustentou.


A Lei de Detenção levou a insatisfação generalizada com a administração de Nkrumah. Alguns de seus associados usaram a lei para prender pessoas inocentes para adquirir seus escritórios políticos e activos da empresa. Conselheiros perto de Nkrumah tornou-se relutantes em questionar as políticas para o medo que eles possam ser vistos como adversários. Quando as clínicas correu para fora de produtos farmacêuticos , ninguém notificado ele. Algumas pessoas acreditavam que ele não se importava mais. Polícia veio a ressentir-se seu papel na sociedade, particularmente após Nkrumah substituída a maioria dos seus deveres e responsabilidades com sua guarda pessoal - o Serviço de Segurança Nacional e regimentos da Guarda presidencial. Nkrumah desapareceu da vista do público fora de um medo justificável de assassinato após várias tentativas em sua vida. Em 1964, ele propôs uma emenda constitucional tornando o CPP o único partido legal e se presidente vitalício da nação e do partido. A emenda foi aprovada com mais de 99 por cento dos votos. Em qualquer caso, Gana tinha sido efectivamente um estado de partido único desde a independência. A emenda transforma presidência de Nkrumah em uma de facto legal ditadura .
Advocacy Nkrumah de desenvolvimento industrial a qualquer custo, com a ajuda do amigo de longa data e Ministro das Finanças, Komla Agbeli Gbedema , levou à construção de uma usina hidrelétrica, a barragem de Akosombo no Rio Volta , no leste de Gana. Kaiser Aluminumconcordou em construir o represa para Nkrumah, mas restrito o que poderia ser produzido usando a energia gerada. Nkrumah pediu dinheiro emprestado para construir a represa, e colocou o Gana em dívida. Para financiar a dívida, ele aumentou os impostos sobre os produtores de cacau no sul. Este acentuado as diferenças regionais e ciúme. A barragem foi concluída e aberta por Nkrumah em meio de publicidade do mundo em 22 de Janeiro de 1966. Nkrumah parecia estar no auge de seu poder, mas o fim de seu regime era apenas dias de distância.
Nkrumah queria Gana ter forças armadas modernas, por isso ele adquiriu aviões e navios, e introduziu o recrutamento.
Ele também deu apoio militar para aqueles que lutam a administração Smith no Zimbabwe , então chamado de Rodésia . Em Fevereiro de 1966, enquanto Nkrumah estava em uma visita de Estado ao Vietnã do Norte e China , seu governo foi derrubado por um militar golpista liderada por Emmanuel Kwasi Kotoka eo Conselho de Libertação Nacional . Vários comentaristas, comoJohn Stockwell , reivindicaram o golpe recebido o apoio da CIA . [ 13 ] [ 14 ] [ 15 ]

 

 

Exílio morte, e homenagens

Nkrumah nunca mais voltou para Gana , mas ele continuou a pressionar por sua visão de unidade Africano. Ele viveu no exílio, em Conakry , Guiné, como convidado do presidente Ahmed Sékou Touré , que o fez honorário co-presidente do país. Leu, escreveu, correspondeu, ajardinado, e entretém as pessoas. Apesar de aposentadoria de cargo público, ele ainda estava com medo de agências de inteligência ocidentais. Quando seu cozinheiro morreu, ele temia que alguém iria envenená-lo, e começou a estocar comida em seu quarto. Ele suspeita que agentes estrangeiros estavam passando por sua correspondência, e viviam em constante medo de rapto e assassinato.Com a saúde debilitada, ele voou para Bucareste , na Roménia , para tratamento médico em Agosto de 1971. Ele morreu de câncer de pele em Abril de 1972, com a idade de 62 anos.
Nkrumah foi enterrado em um túmulo, na aldeia do seu nascimento, Nkroful , Gana. Embora a tumba permanece em Nkroful, seus restos mortais foram transferidos para um grande memorial nacional túmulo e parque em Accra .
Ao longo de sua vida, Nkrumah foi premiado com doutorados honorários por Lincoln University ,Universidade Estadual de Moscou ; Universidade do Cairo , em Cairo , Egito ; Jagiellonian University , emCracóvia , Polônia ; Humboldt University na antiga Berlim Oriental ;. e muitas outras universidades
Em 2000, ele foi eleito o homem da África do milénio pelos ouvintes para o Serviço Mundial da BBC .

Obras de Kwame Nkrumah

§                    "História Negro: Governo europeus na África," O Lincolnian , 12 de abril de 1938, p. 2 (Lincoln University, Pennsylvania) - ver Coleções Especiais e Arquivos, Lincoln University
§                    Gana: A Autobiografia de Kwame Nkrumah (1957) ISBN 0-901787-60-4
§                    África deve unir (1963) ISBN 0-901787-13-2
§                    Personalidade africano (1963)
§                    Neo-colonialismo: o último estágio do Imperialismo (1965) ISBN 0-901787-23-X
§                    Axiomas de Kwame Nkrumah (1967) ISBN 0-901787-54-X
§                    O socialismo africano Revisited (1967)
§                    De voz Conakry (1967) ISBN 90-17-87027-3
§                    Dark Days em Gana (1968) ISBN 0-7178-0046-6
§                    Manual de Guerra Revolucionário (1968) - primeira introdução de Pan-Africano pellet bússola ISBN 0-7178-0226-4
§                    Consciencism: filosofia e ideologia de De-Colonização (1970) ISBN 0-901787-11-6
§                    Luta de Classes na África (1970) ISBN 0-901787-12-4
§                    A Luta Continua (1973) ISBN 0-901787-41-8
§                    Eu falo da Liberdade (1973) ISBN 0-901787-14-0
§                    Caminho Revolucionário (1973) ISBN 0-901787-22-1


















CONCLUSÃO
Depois de algumas investigações sobre a vida e obra dos dois grandes pilares da historia de África concluímos que; Kwame Nkrumah foi um grande pensador, político e Estadista africano, Francis Nwia Kofie Kwame Nkrumah, ou simplesmente Kwame Nkrumah nasceu aos 21 de Setembro de 1909 em Nkroful, actual Gana. Aos 6 de Março de 1957, sob o grito Independência já Kwame Nkrumah fez da então colónia britânica da Costa do Ouro, o primeiro país africano negro a conquistar a indepedência. Kwame NKrumah é por alguns considerado o verdadeiro Fundador do Panafricanismo. Amílcar Cabral, foi "um fazedor de utopias", que enfrentou muitas contradições pessoais e no movimento de libertação que liderou, acabando por morrer precisamente por causa delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?