Postagens populares

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho

Olá meu Povo este é o teu e nosso Cantinho, fale sobre ele para mais pessoas.

atenciosamente;

The Question

Luanda Angola

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Florestas temperadas e boreais


INTRODUÇÃO
Neste trabalho de investigação que nos foi incumbido vamos abordar sobre as seguintes Florestas; Temperadas  e Boreais.
Uma Floresta normalmente é representada por vários tipos de arvores e pode ser densa ou fechada. 
























DESENVOLVIMENTO
Florestas Temperadas E Boreais
A Floresta Temperadas - Situam-se nas latitudes medidas, entre os trópicos e os círculos polares (ou seja entre 40º e os 60º de latitude Norte e Sul) no hemisfério sul a sua extenção é inferior, devido a existência de menor quantidade de terra nessas latitudes.
A floresta de clima temperado fica localizada nas regiões de clima temperado da Terra: encontra-se em grande parte do oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia,Azerbaijão e Irã) e leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), naAustrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul.
A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas.

 

Clima

O clima é determinado como Clima temperado. As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito sol, que se funde rapidamente, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação. No inverno a vegetação aumenta. No outono, o calor e a humidade podem chegar a ser elevados. As secas são raras e não muito severas. É no verão que acontece o fenômeno mais curioso da floresta temperada: as plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou marrom nas folhas, que depois sobe. Na estação seca, a ausência de folhas ajuda a suportar a escassez de água.

Vegetação

O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgãnica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras.

 

 

Floresta temperada decídua ou caducifólia

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.
No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos. No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas.

Espécies

As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, bordo, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, lobos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos, etc.

Floresta temperada perenifólia

A floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca.

Flora

A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo,álamo, bétula, tulipeiro, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro. Este tipo de árvores são também chamadas de coníferas, e somente sobrevivem em climas frios.

Fauna

A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas,ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migramenquanto outros animais hibernam.


FLORESTAS BOREAIS
Floresta Boreais ou Taiga, do, também conhecida por floresta de coníferas, ou ainda floresta boreal, é um bioma comumente encontrado no norte do Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul dalinha de vegetação arbórea do Ártico.       Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países.
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetação rasteira é pouco representada. O período de crescimento dura em média 8 meses e aschuvas são pouco frequentes.
Trata-se da zona mais setentrional em que as árvores e as espécies que delas necessitam podem sobreviver. É uma região biogeográfica subártica setentrional e seca, na qual as formas de vida vegetal principais são larícios, abetos, pinheiros e espruces, que estão adaptadas ao clima frio.    Também ocorrem algumas árvores de folha larga, nomeadamente vidoeiros, faias, salgueiros e sorveiras. Ospauis e as plantas a eles associadas também são comuns nesta zona, que ocupa a maior parte do interior do Canadá e do norte da Rússia.
            A taiga assemelha-se à tundra, porém tem um tipo de vegetação um pouco mais rico.

História

A taiga não se localiza exclusivamente no hemisfério Norte, encontra-se também em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se em uma faixa situada entre os 50° e 60° de latitude Norte e próxima às áreas de América do Norte, Europa e Ásia.

Clima

O clima é sub-ártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação anual (40-100 cm). Há duas estações do ano, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, havendo precipitação em forma de neve; os dias são pequenos. A temperatura oscila entre -54º e 21 °C. O solo é fino e pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores, o que o torna ácido e impede o desenvolvimento de outras plantas.

Flora

A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-se congelada), sendo constituída sobretudo por coníferas - abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa, as ajuda a conservar a umidade e o calor durante a estação fria. Outra conífera que também pode aparecer é o Larício europeu de folha caduca - Lárice. Em certas condições também podem aparecer Bétulas e Faias pretas.
As florestas boreais demoram muito tempo a crescer e há pouca vegetação rasteira. Aparecem no entanto, musgos,liquens e alguns arbustos.
As árvores demonstram a existência de adaptações ao meio. Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta, podem começar de imediato a realizar a fotossíntese.
Embora haja precipitação, o solo gela durante os meses de Inverno e as raízes das plantas não conseguem água. A adaptação das folhas à forma de agulhas limita, então, a perda de água, por transpiração. Também a forma cónica das árvores da Taiga contribui para evitar a acumulação da neve e a subsequente destruição de ramos e folhas.

 

Fauna

São alces, focas, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, socis morcegos, coelhos,lebres,tigres e aves diversas como por exemplo pica-paus e falcões. Os charcos e pantanosos que surgem no Verão constituem um ótimo local para a procriação de uma grande variedade de insectos. Muitas aves migradoras vêm até à Taiga para nidificar e alimentar-se desses insetos.

Degradação Ambiental

A atividade econômica nas Taigas é muito intensa e os países que as detêm (China, Rússia, Canadá) não parecem dispostos a abrandar o ritmo de exploração. Além das atividades de exploração da madeira, há aqueles decorrentes de testes e depósitos nucleares, naufrágios de submarinos nucleares no oceano Ártico.

 

 

 

 

 

Características Gerais

§                     Localização da Taiga: Zona Temperada do norte e Zona Polar, com altas latitudes(60 a 80 graus);
§                     Ocorrência da floresta: Alasca, Canadá, sul da Groenlândia.
§                     Clima: Frio, com baixas temperaturas e pouca umidade;
§                     Formação Vegetação: Arbustiva.
























CONCLUSÃO
Depois de algumas investigações sobre as florestas Temperadas e Boreais a colectânea do nosso grupo conclui que uma floresta temperada ou floresta decídua é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga. A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climatéricas difíceis: temperaturas muito baixas, solo gelado durante uma grande parte do ano. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Você esta a me ajudar na pontuação Blogger diga aos seus amigos sobre o Blogger. Obrigado

O que você acha do meu pqno cantinho?